Açoriano Oriental
Covid-19
Wuhan realiza quase 10 milhões de testes de ácido nucleico em meio mês

A cidade chinesa de Wuhan, onde foram detetados os primeiros casos de Covid-19, realizou 10 milhões de testes de despistagem da doença, informaram as autoridades locais.

Wuhan realiza quase 10 milhões de testes de ácido nucleico em meio mês

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, entre 14 de maio e 1 de junho, foram realizados 9,89 milhões de testes de ácido nucleico, depois de alguns casos terem sido detetados no mês passado, ao fim de várias semanas sem novos casos.

A intenção das autoridades locais é estimar o número de casos assintomáticos antes do retorno à normalidade em Wuhan, que a partir de abril começou a reabrir fábricas, empresas e escolas, após quase onze semanas de restrito confinamento.

Segundo o jornal oficial Global Times, as autoridades de saúde da cidade detetaram 300 pessoas infetadas, mas que não tinham sintomas, e que foram então colocadas sob observação.

Wuhan gastou aproximadamente 900 milhões de yuans (113,38 milhões de euros) na execução dos testes, um custo que o governo da cidade arcará na totalidade, explicou o funcionário local Hu Yabo, em declarações ao jornal Global Times.

Antes desta campanha, a cidade realizou mais de três milhões de testes.

Wuhan, capital da província central de Hubei, tem cerca de onze milhões de habitantes.

Embora o objetivo inicial fosse testar toda a população, as autoridades recomendaram não os realizar em crianças com menos de seis anos, e foi dada prioridade às comunidades residenciais onde os surtos ocorreram anteriormente, bem como a "edifícios antigos e densamente povoados", de acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua.

Desde março passado, a China testemunhou uma queda considerável na transmissão de novos casos do vírus, depois de medidas drásticas de prevenção, que incluíram o encerramento de cidades inteiras.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados