Açoriano Oriental
Vulcão Etna entra em erupção e voos são suspensos no aeroporto da Catânia

O aeroporto de Catânia, na ilha italiana da Sicília, foi encerrado devido à erupção do Etna, o maior vulcão ativo da Europa, cujas cinzas se estão a espalhar pelo espaço aéreo.

Vulcão Etna entra em erupção e voos são suspensos no aeroporto da Catânia

Autor: Lusa/AO Online

“A pista não pode ser utilizada devido à precipitação significativa de cinzas vulcânicas. Consequentemente, as chegadas e partidas estão suspensas”, anunciou a empresa gestora do aeroporto da Catânia num comunicado.

Os voos devem ser retomados às 15h00, no horário local (14h00 em Lisboa), referiu numa nota.

Com 3.324 metros de altura, o Etna tem entrado em erupção com frequência nos últimos 500.000 anos. Nos últimos dias, a sua cratera central tem expelido fluxos de lava e nuvens de cinzas que afetam o aeroporto de Catânia, nas proximidades.

As cinzas atingiram uma altura de 4,5 quilómetros, disse na quinta-feira o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália na rede social X.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram ruas do centro de Catânia cobertas por espessas camadas de cinza negra, o que provocou engarrafamentos no trânsito.

As autoridades italianas emitiram também um alerta vermelho para outro vulcão, o Stromboli, que se situa na ilha homónima do arquipélago das Eólias (a norte da Sicília), cuja erupção provocou significativas nuvens de cinzas.

Este vulcão, cujo cume atinge os 920 metros e a base se encontra a 2.000 metros abaixo do nível do mar, é um dos poucos no mundo que apresenta atividade quase contínua, segundo o INGV.

Milhões de passageiros passam anualmente pelo aeroporto internacional da Catânia, que serve a parte oriental da Sicília, um dos destinos turísticos mais populares da Itália.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados