Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro falta à reunião do Conselho de Estado
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, vai faltar na quinta-feira à reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por "motivos de agenda".
Vasco Cordeiro falta à reunião do Conselho de Estado

Autor: Lusa/AO Online

Fonte da presidência do executivo açoriano confirmou hoje à agência Lusa a ausência de Vasco Cordeiro, que é conselheiro de Estado por inerência do cargo que ocupa no Governo Regional.

Vasco Cordeiro é recandidato à presidência do Governo Regional nas eleições legislativas dos Açores, cuja pré-campanha está em curso, sendo cabeça de lista pelos círculos de São Miguel e de compensação.

A campanha eleitoral para as regionais dos Açores arranca no domingo, 02 de outubro, prolongando-se até dia 14. As eleições realizam-se no dia 16 de outubro.

Esta é a terceira vez que Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores há quatro anos, está ausente de uma reunião do Conselho de Estado.

A primeira vez ocorreu em maio de 2013, quando o anterior chefe de Estado Cavaco Silva convocou o Conselho de Estado para o Dia da Região Autónoma dos Açores.

O presidente do Governo dos Açores também não esteve na primeira reunião do Conselho de Estado do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, em abril último, tendo na ocasião o gabinete de Vasco Cordeiro justificado a ausência com a visita estatutária à ilha do Corvo.

O Presidente da República convocou para quinta-feira à tarde uma reunião do Conselho de Estado para debater os reflexos em Portugal da situação política, económica e financeira mundial.

O tema indicado na convocatória que seguiu para os conselheiros de Estado é "Situação política, económica e financeira internacional e seus reflexos em Portugal num quadro de curto, médio e longo prazo".

Marcelo Rebelo de Sousa imprimiu ritmo trimestral às reuniões do Conselho de Estado. Esta será a terceira reunião do seu órgão político de consulta desde que assumiu o cargo de Presidente da República, a 09 de março.

A primeira realizou-se a 07 de abril, tendo o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, como convidado, para falar da situação financeira e económica europeia.

A segunda aconteceu a 11 de julho, para debater "A situação política internacional e suas incidências em Portugal", na sequência do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia e das eleições legislativas em Espanha.

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados