Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro apela à esperança dos açorianos

O presidente do Governo regional dos Açores apelou esta sexta-feira à esperança dos açorianos no combate contra a pandemia de Covid-19.

article.title

Foto: GaCS/JAR
Autor: AO online


Numa declaração aos açorianos, Vasco Cordeiro, lembrou que o cansaço e a exasperação com as medidas duras de combate à pandemia de Covid-19 também serão inimigos dos açorianos.


"O inimigo que enfrentamos neste momento e nos próximos dias não é apenas o vírus Covid-19, é também o cansaço e a exasperação com as medidas duras, mas necessárias, que já foram implementadas e com outras que poderão ainda ser postas em prática. É também a dúvida e o desânimo que compreensivelmente poderão surgir à medida que avança o tempo em que a elas estamos sujeitos", afirmou, acrescentando: "Apelo por isso à confiança e à esperança do povo açoriano. À confiança no trabalho que a todos os níveis está a ser feito para enfrentarmos este desafio. À esperança em melhores dias porque também nessa altura todos seremos chamados a refazer, a reconstruir e a reerguer."


O presidente do Governo dos Açores começou a sua mensagem por pedir que se cumpram as medidas impostas.


"Nesta hora difícil, que também os Açores atravessamos dirijo-me ao povo açoriano para transmitir uma mensagem direta e simples. Vivemos uma situação desafiante enquanto povo, enquanto Região enquanto cidadãos, o que é posto à prova para enfrentarmos este tempo que vivemos não é apenas a nossa capacidade como Região. Em primeiro lugar, é posta à prova a nossa condição de cidadãos para cumprir escrupulosamente as orientações e determinações das autoridades, a começar pela Autoridade de Saúde Regional. É posta à prova a nossa condição de cidadãos para sermos o garante da saúde e da segurança dos nossos concidadãos. É posta à prova a nossa condição de cidadãos para através da interajuda e da solidariedade garantirmos que como povo saímos vencedores desta batalha em que agora estamos envolvidos", disse.


O presidente do Governo dos Açores disse ainda que, na luta contra o Covid-19, cada cidadão "é um soldado" que tem de enfrentar o vírus, mas também o cansaço e desânimo, durante uma comunicação aos açorianos.


"Apelo ao melhor de cada um de nós, porque o melhor de cada um de nós é, sem qualquer dúvida, o melhor para todos. Neste combate, cada açoriano é um soldado. Cada família é um pelotão. Cada freguesia, cada vila, cada cidade, cada ilha, é um regimento. O povo açoriano é o exército que levará os Açores à vitória nesta combate", disse Vasco Cordeiro.


Para Vasco Cordeiro, com "inteligência, responsabilidade e solidariedade", os açorianos superarão esta etapa, acredita o governante, que elogiou ainda "heróis" como os profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e todos os que, em diferentes áreas, "mantêm a região a funcionar e a garantir o necessário para cada um" dos açorianos.


Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.