"Vários plenários" realizados hoje em freguesias com menos de 150 eleitores


 

Lusa / AO online   Nacional   18 de Out de 2009, 18:21

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou que, a par da ida às urnas em Ermelo (Mondim de Basto), estão a decorrer hoje "vários plenários", não contabilizados, para escolher representantes de freguesias com menos de 150 eleitores.

Segundo a secretária da Comissão, Joaquina Martins, o agendamento dos plenários não tem de ser comunicado àquele organismo fiscalizador e, por isso, a CNE não acompanha a sua realização, apesar de receber alguns contactos de cidadãos dessas freguesias, que são mais de 100.

"Sabemos que hoje está a decorrer a maior parte desses plenários e a CNE é contactada sempre que têm dúvidas. Hoje já fomos contactados, mas tudo decorre com normalidade", disse à Lusa.

A responsável adiantou que os casos, já divulgados, em que é necessário repetir as eleições do dia 11 prendem-se sobretudo com empates e vão decorrer no próximo domingo, dia 25, uma vez que o prazo legal para a repetição dos actos é de 14 dias.

As freguesias de Mós, França e Lavandeira (distrito de Bragança), Ribamondeo (distrito da Guarda) e Badim e Labruja (distrito de Viana do Castelo) são exemplos dessas situações.

Nesse dia regressam também às urnas os eleitores da vila de Prado, em Vila Verde, onde o acto eleitoral foi anulado por a coligação PCP/PEV não constar dos boletins de voto.

"Poderá haver ainda casos de eleições intercalares, que têm outro agendamento e deverão ocorrer só em Novembro", explicou Joaquina Martins.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.