Vacinação das crianças até aos 12 anos começa segunda-feira

 Vacinação das crianças até aos 12 anos começa segunda-feira

 

Lusa/AO Online   Nacional   18 de Dez de 2009, 10:42

Todas as crianças até aos 12 anos podem começar a ser vacinadas contra a gripe A (H1N1) a partir da próxima segunda-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde (MS).

Para isso, “os pais devem contactar o seu centro de saúde, no sentido de acordarem a melhor forma de procederem à vacinação, não sendo necessária qualquer declaração médica”, adianta o MS em comunicado.

As autoridades de saúde iniciam, assim, a campanha de vacinação do Grupo C, com prioridade às crianças até aos 12 anos.

A campanha de vacinação contra a gripe pandémica, iniciada a 26 de Outubro, tem como principal finalidade “proteger cidadãos mais vulneráveis, reduzir a probabilidade de ocorrência de casos graves, bem como assegurar a continuidade dos serviços essenciais”.

O fornecimento faseado das vacinas implicou a definição dos grupos-alvo A, B e C, por ordem de prioridade.

A primeira fase do Grupo A iniciou-se com a vacinação das grávidas com patologia associada e dos profissionais que desempenham funções essenciais.

No dia 2 de Novembro, em simultâneo com a primeira fase, teve início a vacinação dos cidadãos que integram a segunda fase do Grupo A, incluindo grávidas saudáveis nos segundo e terceiro trimestres.

No dia 16 de Novembro a campanha foi alargada ao Grupo B, com prioridade para as crianças com idade entre os 6 meses e os 2 anos, e a 21 de Dezembro será alargada às crianças até aos 12 anos, cuja vacinação estava prevista só para Janeiro.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.