Açoriano Oriental
USSMSM alerta para condutas ilegais durante a pandemia

União de Sindicatos de São Miguel e Santa Maria condena empresas que violam os direitos laborais e que não protegem a saúde dos trabalhadores

USSMSM alerta para condutas ilegais durante a pandemia

Autor: Nuno Martins Neves

A pandemia de Covid-19 está a levar diversas empresas a violar os direitos laborais dos trabalhadores, havendo algumas que colocam a saúde dos mesmos em risco, ao não respeitar as recomendações da Direção Geral de Saúde. A acusação é feita pela União deSindicatos de São Miguel e Santa Maria USSMSM, num comunicado enviado às redações.

A USSMSM cita empresas que encerram e forçam a marcação de férias, ou que impõem uma redução no horário de trabalho, com consequente redução no vencimento. “Existem empregadas domésticas que estão sendo dispensadas, até ordem em contrário, sem que lhes sejam assegurados os seus vencimentos. Estamos a referir-nos a trabalhadoras que exercem para as suas entidades empregadoras há anos, algumas delas há quase ou mais de uma década”, lê-se.

Na restauração, a União de Sindicatos alerta para as pressões que os colaboradores têm sofrido para meter baixa ou ir de férias com apenas metade do salário.

Nas pescas, “existem profissionais sem receber qualquer remuneração desde que as embarcações pararam”, acusa.

Casos que a USSMSM diz já ter reportado à Inspeção Regional de Trabalho, a quem pede uma atuação “mais célere”.

Quanto às questões sanitárias, é reportado dois casos específicos: numa conserveira da costa norte da ilha de São Miguel, as trabalhadores estão a laborar sem respeitar as distâncias mínimas de segurança; enquanto que numa empresa de segurança privada é assinalado a falta de material de proteção individual, como luvas e desinfetantes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados