Açoriano Oriental
Universidade dos Açores abre 619 vagas na 1.ª fase

Números são sensivelmente iguais aos do ano passado nesta altura, com apenas dois cursos a terem um aumento de uma vaga face a 2021

Universidade dos Açores abre 619 vagas na 1.ª fase

Autor: Rui Jorge Cabral

A Universidade dos Açores (UAc) abriu 619 vagas nos 22 cursos, incluindo os de Enfermagem, que disponibiliza nos polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público, referente ao ano letivo de 2022/2023.

Segundo os dados hoje divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade dos Açores regista apenas um ligeiro aumento de duas vagas relativamente à oferta disponibilizada nesta mesma altura no ano passado e que foi de 617 vagas.

Assim, os únicos dois cursos cursos que registam um aumento de vagas são os de Educação Básica, em Ponta Delgada, que passa de 20 para 21 vagas este ano e Informática, também em Ponta Delgada, que passa de 25 para 26 vagas este ano.

De resto, os cursos da UAc com mais vagas disponibilizadas são o Ciclo Básico de Medicina e o curso de Gestão, ambos em Ponta Delgada, que disponibilizam 50 vagas no próximo ano letivo. Pelo contrário, os Preparatórios de Ciências Farmacêuticas e de Medicina Veterinária, ambos em Angra do Heroísmo, são os que menos vagas abrem este ano, com apenas 15 vagas.

No geral, a Universidade dos Açores disponibiliza 504 vagas nos 17 cursos em Ponta Delgada, incluindo o de Enfermagem, que tem 40 vagas este ano, enquanto que o polo de Angra do Heroísmo disponibiliza 115 vagas em cinco cursos, incluindo o de Enfermagem, que também abre 40 vagas este ano na ilha Terceira.

No ano passado, o curso da Universidade dos Açores que registou a nota mais alta no último colocado na 1.ª fase foi o Ciclo Básico de Medicina, em Ponta Delgada, com mais de 18 valores, enquanto que o curso que registou a nota mais baixa foi o de Informática, também em Ponta Delgada, com pouco mais de 10 valores.

A nível nacional, os dados relativos à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público de 2022 revelam que foram disponibilizadas no âmbito do regime geral de acesso 53640 vagas, mais 721 vagas destinadas aos concursos locais, num total de 54361 vagas, o que representa um aumento de 2.6% face ao número de vagas inicialmente disponibilizadas no ano anterior, refere o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em nota de imprensa.

Refira-se que o prazo de candidatura à 1.ª fase decorre entre 25 de julho e 8 de agosto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados