Açoriano Oriental
Um milhão para participar nos Jogos Olímpicos
O Comité Olímpico de Portugal (COP) orçamentou a participação nos Jogos de Pequim em 1.125.000 euros e espera que o grosso da verba esteja previsto no Orçamento de Estado para 2008.
Um milhão para participar nos Jogos Olímpicos

Autor: Lusa / AO online
    A estimativa avançada hoje à Agência Lusa pelo presidente do COP, Vicente Moura, foi feita em função de uma comitiva de 127 pessoas, das quais "82 ou 83 atletas", havendo até agora 37 qualificados para os Jogos Olímpicos.

    “Estamos a preparar o plano de actividades e orçamento de 2008, para apresentar dia 26 em Assembleia Plenária, e aí está previsto um valor de 1.125.000 euros para financiar a missão olímpica”, disse o presidente do COP.

    Do valor estimado, Vicente Moura conta que o Estado avance com um milhão, "como está pedido", independentemente de haver ou não uma rubrica específica no OE, que hoje foi aprovado em Conselho de Ministros e que na sexta-feira será apresentado na Assembleia da República.

    O restante é suportado pelo Comité Olímpico Internacional, através do programa de Solidariedade Olímpica, que financia as despesas de seis atletas por país.

    Além da verba para a participação nos Jogos, o COP receberá 3,5 milhões de euros que correspondem à última das quatro tranches dos 14 milhões para a preparação previstos no Projecto Olímpico Pequim 2008.

    Destes, realçou Vicente Moura, "o COP devolveu ao Estado cerca de um milhão que não utilizou em 2005 e 2006".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados