Açoriano Oriental
Três voos cancelados entre algumas ilhas dos Açores
O mau tempo que se faz sentir nos Açores já obrigou hoje ao cancelamento de três voos entre algumas ilhas do arquipélago, informou a transportadora aérea açoriana na sua página na internet.
Três voos cancelados entre algumas ilhas dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

A SATA cancelou um voo Terceira/São Jorge, que deveria ter saído às 08:30 (09:30 em Portugal Continental) e a ligação São Jorge/Terceira das 09:20 (10:20 em Portugal continental).

Devido a razões meteorológicas foi também cancelado o voo Terceira/Ponta Delgada das 10:10 (11:10 em Portugal continental) e a ligação Horta/Terceira, das 09:05 (10:05 em Portugal Continental) "está atrasada", de acordo com a página da SATA.

Luís Martins, coordenador de Bombeiros do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores adiantou à Lusa que o vento que já se faz sentir com alguma intensidade está a levantar o telhado de uma oficina na Praia da Vitoria, na freguesia da Vila Nova, na ilha Terceira, e os bombeiros já estão no local, enquanto na zona do Porto Martins "caiu um cabo elétrico", mas "o piquete da EDA2 (Elétrica Açoriana) já está informado" da situação.

De acordo com Luís Martins, "já se faz sentir alguma agitação marítima", acrescentando que devido às previsões meteorológicas "foi reforçado o dispositivo nos bombeiros" da região.

Por precaução, as escolas das ilhas das Flores e do Corvo e uma das Lajes do Pico estão hoje encerradas, segundo avançou à Lusa fonte da Secretaria Regional da Educação.

Os grupos central e ocidental dos Açores estão sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido a previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vermelho, que significa a existência de uma situação meteorológica de risco extremo, vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira para o vento e entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira para a agitação marítima.

Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos ocidental e central vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, hoje e sexta-feira, devido à previsão de ventos fortes de entre 75 e 95 quilómetros/hora de intensidade média, com rajadas entre 120 e 155 quilómetros/hora.

O IPMA colocou ainda aqueles dois grupos de ilhas sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas do quadrante oeste que deverão atingir 10 a 12 metros de altura, podendo algumas chegar aos 20 a 25 metros de altura máxima.

Os grupos central e ocidental vão estar também sob aviso amarelo por causa da chuva até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou, ainda, o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, e sob aviso amarelo por causa de vento e agitação marítima, já que as ondas deverão chegar aos 6 a 7,5 metros de altura até às 18:00 de sexta-feira.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados