Açoriano Oriental
Três novos casos de ‘legionella” elevam para 79 casos de surto a Norte

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde diagnosticou três novos casos de 'legionella', fruto do surto que atinge estes dois concelhos e também Matosinhos, confirmou fonte desta unidade do distrito do Porto.

Três novos casos de ‘legionella” elevam para 79 casos de surto a Norte

Autor: Lusa/AO Online

Com estes novos casos, aumenta para 79 o número total de pessoas que, desde 30 de outubro, recorreram a assistência hospitalar devido à doença na área do Grande Porto, sendo que 37 continuam internadas, e oito morreram.

Dos três novos casos detetado pelo Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, apenas um ficou internado na unidade, que agora presta a assistência a 17 pessoas com ‘legionella', sendo os outros dois encaminhados para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e S. João, no Porto.

Segundo fonte da unidade de saúde matosinhense, estão agora internadas 14 pessoas com ‘legionella’, 10 em enfermaria, três em cuidados intermédios e uma em cuidados intensivos.

Mantêm-se em seis os óbitos registados deste o início de surto, entre a s 44 pessoas que deram entrada no hospital devido a doença.

No Hospital S. João, no Porto, estão internadas seis pessoas, quatro estão em enfermaria e duas na unidade de cuidados intensivos.

O Ministério Público (MP) anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto, que se mantêm com origem desconhecida, tendo a Câmara de Vila do Conde confirmado que os técnicos das Delegações de Saúde locais já estão no terreno a fazer análises e várias estruturas fabris e comerciais

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.