Açoriano Oriental
Trabalhadores da Rede de Apoio ao Cidadão dos Açores em greve de uma semana

Os trabalhadores assistentes técnicos da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dos Açores iniciam na segunda-feira uma greve de uma semana pelo “direito à negociação coletiva e à valorização profissional das suas funções”, foi anunciado este sábado.

Trabalhadores da Rede de Apoio ao Cidadão dos Açores em greve de uma semana

Autor: AO Online/ Lusa

Numa nota enviada às redações o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP/Açores) informa que a paralisação vai decorrer até 16 de outubro, como “luta, que já se arrasta há algum tempo” e que foi iniciada “com a reivindicação da criação de uma carreira específica" em virtude da "exigência, complexidade, abrangência e responsabilidade das inúmeras funções" destes trabalhadores.

“Refugiando-se inicialmente no argumento da falta de competência da Região, a Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores (VPGRA) acabou por assumir finalmente a sua falta de vontade política na satisfação desta reivindicação pelo receio do precedente que ela poderia criar junto de outras carreiras. Na reunião em que tal foi dito, o Vice-Presidente afirmou, contudo, que autorizaria a mobilidade dos trabalhadores para outros serviços que lho pedissem. Desde então, mais de 26 trabalhadores qualificados acabaram por sair da RIAC", aponta o SINTAP/Açores.

Ainda de acordo com o Sindicato "muitos" daqueles trabalhadores que saíram da RIAC para outros serviços "têm sido substituídos por trabalhadores de programas ocupacionais" e "degradando" o serviço.

Com a recente publicação da carreira dos trabalhadores dos matadouros da Região, em que os mesmos viram, e bem, reconhecidas pelo Governo Regional a natureza específica das suas funções através da criação de um suplemento remuneratório, os trabalhadores da RIAC através do SINTAP "apresentaram uma nova proposta em que manifestavam a sua disponibilidade de negociar uma valorização das suas funções por esta via", mas "até ao momento" não obtiveram "qualquer resposta", aponta ainda o Sindicato.

Neste contexto, o Sindicato esclarece que "os trabalhadores da RIAC resolveram avançar" com a greve, com o objetivo de "protestar e lutar pelo seu direito à negociação coletiva em torno da nova proposta de valorização profissional das suas funções à semelhança daquilo que o Governo Regional fez com os seus colegas dos Matadores da Região".

Estes trabalhadores da RIAC têm vindo a fazer vários períodos de greve, em defesa de "uma carreira específica", alegando o sindicato que o trabalho que estes funcionários desempenham "é complexo", reivindicando a criação de uma carreira especial, que permita, entre outras coisas, a valorização remuneratória daqueles trabalhadores.

O executivo açoriano tem sublinhado que não tem competência legal para criar carreiras específicas.

A RIAC abriu o primeiro espaço em 2004 e tem lojas nas nove ilhas dos Açores, que permitem fazer documentos de identificação pessoal ou do carro e aceder a serviços da Segurança Social, de saúde ou relacionados com o pagamento de contas de serviços públicos, entre outros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados