Açoriano Oriental
Temporada de Violas da Terra com iniciativas adaptadas para formato 'online'

A Associação de Juventude Viola da Terra, vai recorrer à internet para manter a sua programação, "antevendo o prolongamento da pandemia" e "a instabilidade previsível na concretização de eventos com público".

Temporada de Violas da Terra com iniciativas adaptadas para formato 'online'

Autor: Lusa/AO Online

A “Temporada de Violas da Terra” organizada anualmente "terá a maioria dos seus eventos" numa programação “online” na edição de 2021, segundo informou a Associação.

“Palco Aberto Açores – música original com viola da terra”, “Festival da Viola” e “Encontro Internacional de Violas de Arame” são eventos que a Associação pretende concretizar este ano em formato “online” e iniciativas das comemorações do “III Dia da Viola da Terra” a 02 de outubro.

Como eventos presenciais este ano, a Associação pretende concretizar a iniciativa “Violas do Atlântico – Viola Micaelense e Viola Terceirense”, que em 2020 aconteceu numa transmissão na página da rede social facebook da Associação.

A Associação planeia ainda "várias iniciativas" ligadas ao “Dia da Viola da Terra” num "formato ao vivo", mas estes eventos "só acontecerão com público" dependente da evolução da pandemia e "de acordo com as normas em vigor nessa altura".

O responsável pela Associação de Juventude Viola da Terra, Rafael Carvalho, lembra que a situação de pandemia tem impedido a realização de eventos ao vivo, há quase um ano, mas com a adaptação para iniciativas “online” a viola da terra "continuou a ser tocada e a ser ouvida, pelas plataformas digitais".

Devido à pandemia da Covid-19 "foi adiado" para este ano o estágio e concerto da “Orquestra de Violas da Terra”, porque "envolve tocadores de praticamente todos os concelhos da ilha de São Miguel".

"Esse evento está previsto para 2021 e poderá até ser adaptado para um concerto em directo nas redes sociais consoante o evoluir da pandemia", adianta a Associação.

Para 2021, a Associação pretende ainda avançar com "um trabalho discográfico com a Viola de 12 e de 15 cordas dos Açores" e continuar com sessões de sensibilização sobre o instrumento musical nas escolas.

A "Temporada de Violas da Terra", iniciada em 2013, tem "possibilitado a dezenas de músicos açorianos", ligados aquele instrumento musical típico dos Açores, "a apresentação do trabalho que desenvolvem", tem promovido a formação e a edição de trabalhos, "aproximando" a Viola da Terra "às crianças das escolas", salienta a Associação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados