Temperatura pode subir 4 ºC se nada for feito para travar alterações climáticas

Temperatura pode subir 4 ºC se nada for feito para travar alterações climáticas

 

Lusa/AO online   Internacional   19 de Nov de 2012, 08:28

A temperatura poderá subir quatro graus celsius no final do século se falharem as tentativas de enfrentar as alterações climáticas, provocando vagas de calor, a subida do nível do mar e menos produção de alimentos, refere o Banco Mundial.

Um relatório científico hoje divulgado diz que centenas de milhões de pessoas serão afetadas pelos fenómenos extremos.

"Todas as regiões do mundo vão sofrer, uma mais que outras, mas o relatório refere que os pobres vão ser mais afetados", segundo o Banco Mundial.

Alterar o calor é o tema do documento preparado para o Banco Mundial pelo Instituto de Investigação dos Impactos Climáticos de Potsdam que aponta para uma subida de 4.º celsius até final do século se as emissões de gases com efeito de estufa não forem reduzidas.

"Uma subida de 4.º pode e deve ser evitada - precisamos limitar o aquecimento a menos de 2.º", defende o presidente do Banco Mundial, Jim Young Kim.

"A falta de ação contra as alterações climáticas ameaça transformar o mundo dos nossos filhos em algo completamente diferente do atual. A mudança do clima é uma dos maiores desafios relacionados com o desenvolvimento", salientou o responsável.

"Precisamos assumir a responsabilidade moral de atuar em defesa das gerações futuras, principalmente dos pobres", acrescentou Jim Young Kim.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.