Economia

Taxas euribor em queda nos principais prazos

As taxas Euribor estão hoje a cair em todas as maturidades, no dia em que o italiano Mario Draghi sucede a Jean-Claude Trichet à frente do Banco Central europeu (BCE).


Segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos, a taxa a três meses, o principal indexante para os empréstimos às empresas, recuava hoje 0,006 pontos percentuais para 1,585 por cento.

Esta é a mesma queda da Euribor a seis meses, a principal referência em Portugal para o crédito à habitação, que assim se situa nos 1,782 por cento.

No prazo mais longo, a doze meses, a Euribor deslizava 0,010 pontos para 2,111 por cento.

As taxas Euribor (fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário) são influenciada pela taxa de juro diretora do BCE, inalterada desde julho nos 1,5 por cento.

Desde hoje, Mario Draghi é o novo presidente do BCE, sucedendo ao francês Jean-Claude Trichet.

Na quinta-feira o italiano já preside à primeira reunião do Conselho de Governadores do BCE, em que deverá ser decidida a manutenção do preço do dinheiro.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias