Açoriano Oriental
Taiwan em alerta máximo para super-tufão
O Serviço Meteorológico de Taiwan lançou esta sexta-feira um alerta de perigo de fortes chuvas e ventos com a aproximação do tufão Usagi, ainda a 500 quilómetros de distância da ilha e que segundo os peritos será o mais forte de 2013.

Autor: Lusa/AO online

O tufão que se desloca no mar e deverá passar entre as Filipinas e Taiwan, tem registo de ventos médios perto do centro da tempestade de cerca de 200 quilómetros por hora e está classificado pelo Observatório de Hong Kong como um “super tufão”.

O mesmo serviço da antiga colónia britânica prevê, na projeção da trajetória que seguirá a tempestade, que esta se desloque até ao delta do Rio das Pérolas, onde estão as cidades de Hong Kong e Macau, devendo atingir a costa na segunda-feira.

A tempestade desloca-se a uma velocidade de 18 quilómetros por hora e segundo o serviço taiwanês tem ventos muito fortes com 198 quilómetros por hora e rajadas até 245 quilómetros por hora.

O exército, governo central e governos regionais de Taiwan estão a preparar respostas de contingência para a tempestade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados