Site informa jovens sobre problemas de saúde mental

Um sítio na internet no qual adolescentes e jovens podem informar-se sobre problemas como depressão, stress e ansiedade ou perturbações alimentares fica disponível na terça-feira, por iniciativa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).


Intitulado “Feliz Mente”, o sítio é uma ferramenta desenvolvida na instituição no âmbito do projeto “Educação e sensibilização para a Saúde Mental: um programa de intervenção escolar para adolescentes e jovens”.

Trata-se de “um modo rápido de encontrar informação sobre saúde e problemas ou perturbações mentais, destinando-se a adolescentes e jovens que procuram esclarecer-se acerca dos problemas de saúde mental mais comuns”, segundo o professor da ESEnfC Luís Loureiro.

“Não faz diagnóstico em saúde mental, mas ensina estratégias de ação para a primeira ajuda, caso o problema se esteja a passar com o próprio adolescente ou com um amigo”, adiantou o coordenador científico do projeto.

Depressão, esquizofrenia, abuso de álcool, stress e ansiedade e perturbações alimentares são as perturbações explicadas no “Feliz Mente”, que é apresentado publicamente na terça-feira, por ocasião da abertura solene das aulas na ESEnfC.

Os adolescentes e jovens podem tirar dúvidas, mantendo o anonimato e confidencialidade, adiantou aquele docente, referindo que a maioria não procura ajuda por timidez, receio ou devido ao estigma associado às doenças mentais, entre outros motivos.

O sítio, que "não deve ser percebido como substituto de uma consulta com o médico ou outro profissional de saúde", encontra-se em http://felizmente.esenfc.pt/felizmente/.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP