Sismo registado durante a madrugada no Algarve mas não há danos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou durante a madrugada de hoje um sismo de magnitude 4.2 na escala de Richter, com o epicentro localizado a 130 quilómetros a sudeste do cabo de S. Vicente.


 

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Lagos, Portimão e Monchique”, refere o instituto.

O sismo ocorreu pelas 01:19 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, de acordo com a informação divulgada pelo IPMA.

O IPMA atualizou entretanto a informação relativa ao mau tempo para hoje, deixando apenas avisos amarelos até às 12:00 de hoje para Évora, Faro e Beja.

O aviso do instituto aponta para períodos de chuva ou aguaceiros “por vezes fortes”, acompanhados de trovoada e “possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento” no sul do país.

A anterior previsão do IPMA apontava para o dia de hoje chuva por vezes forte nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O aviso amarelo pressupõe riscos para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB

Premium

João Pedro Barbosa, que vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’, reconhece a preocupação cada vez maior que existe em equilibrar o transporte aéreo entre as várias ilhas, mas não deixa de alertar, face à forma como tem sido gerido o transporte aéreo nos Açores, que é preciso ter sempre um ‘Plano B’ que aposte na diversificação de operadores