Açoriano Oriental
Síria, Irão e Ucrânia dominam Conselho de Negócios Estrangeiros em Bruxelas
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para debater, entre outros assuntos, o programa nuclear iraniano, o conflito na Síria e a atual situação na Ucrânia.
Síria, Irão e Ucrânia dominam Conselho de Negócios Estrangeiros em Bruxelas

Autor: Lusa/AO Online

Nesta reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros, os chefes da diplomacia europeia irão abordar também a crise na República Centro-Africana e o processo de paz no Médio Oriente, estando ainda prevista uma reunião do Conselho de Associação com Marrocos.

No domingo, o comissário europeu para o Alargamento, Stefan Fuele anunciou a suspensão dos trabalhos com vista ao acordo de associação com a Ucrânia devido à falta de um compromisso claro do Presidente Viktor Ianukovitch.

A ausência de acordo entre Kiev e Bruxelas, em detrimento de uma suposta aproximação à Rússia, tem vindo a originar manifestações de protesto na capital ucraniana envolvendo milhares de pessoas e fortes cargas policiais.

Na semana passada, durante uma deslocação a Kiev, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, lamentou o uso da força pela polícia para "dispersar pessoas pacíficas" e fez um apelo ao diálogo entre todas as partes.

Nesta reunião em Bruxelas, que deverá contar com a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, e de Marrocos, Salaheddine Mezouar, Portugal estará representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados