Covid-19

Segundo teste a Miguel Albuquerque também deu negativo

O segundo teste de despiste à covid-19 do presidente do Governo Regional da Madeira, efetuado esta terça-feira, depois de ter participado no Conselho de Estado, deu negativo, tal como o primeiro, disse fonte da presidência do executivo.



“O segundo teste deu também negativo”, declarou a mesma fonte à Lusa.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, fez o primeiro teste à chegada à região depois de ter participado no Conselho de Estado, em Cascais (distrito de Lisboa), tendo repetido hoje a análise.

Os vários participantes do Conselho de Estado da semana passada realizaram no domingo à noite os testes de despiste à covid-19, após a Presidência da República ter sido informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19, e os resultados foram conhecidos já de madrugada.

Os testes de diagnóstico realizados pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, deram negativo, resultado idêntico ao de cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira passada, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14:00 e as 18:00, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Esta foi a primeira reunião presencial do órgão político de consulta do Presidente da República em período de pandemia de covid-19, depois de duas reuniões por videoconferência.

O chefe de Estado escolheu o Palácio da Cidadela precisamente para "assegurar o devido distanciamento físico", de acordo com uma nota da Presidência da República.

A Presidência foi informada de que Lobo Xavier estava infetado com o novo coronavírus, pelo próprio, no domingo ao fim da tarde, e "avisou de imediato todas as pessoas que estiveram presentes" na reunião de terça-feira em Cascais, disse à Lusa fonte oficial de Belém.

Dos 19 membros do Concelho de Estado, apenas o ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, não participou nesse encontro, a que três conselheiros - Carlos César, Vasco Cordeiro e António Damásio - se juntaram por videoconferência, enquanto os restantes compareceram presencialmente.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024