Liga Vitalis

Santa Clara empata na Vila das Aves e falha assalto à liderança

O Santa Clara falhou hoje o acesso à liderança da Liga de Honra de futebol, ao empatar (1-1) frente ao Desportivo das Aves, em jogo da 12ª jornada da Liga de Honra de futebol disputado na Vila das Aves


 Numa partida com duas partes distintas - a primeira com sinal mais do Santa Clara, a segunda com claro maior pendor ofensivo dos avenses -, o resultado penaliza o desperdício do Desportivo das Aves que teve mais oportunidades de golo, entre elas uma grande penalidade logo aos seis minutos que Alemão anulou com uma grande defesa.
A equipa açoreana continua em segundo lugar, a um ponto do líder Olhanense, enquanto que o Desportivo das Aves marca passo no campeonato, não descolando da segunda metade da tabela.
O Santa Clara entrou melhor em jogo e logo aos quatro minutos podia ter marcado: Rincón cruzou, o guarda-redes avense falhou a intercepção e o remate de Nuno Santos só não entrou porque Henrique tirou a bola em cima da linha de baliza. 
Na resposta, aos seis minutos, Oliveira terá cortado a bola com a mão, motivo pelo qual a equipa de arbitragem assinalou grande penalidade. 
Na conversão, contudo, o avançado Rui Miguel permitiu a defesa do guarda-redes açoreano.
Aos 30 minutos surgiu o golo dos açoreanos: livre a meio do meio-campo do Aves cobrado por Oliveira, a bola sobrevoou todos os jogadores sem ninguém lhe tocar e quando Rui Faria se fez ao lance já era tarde.
Aos 37 minutos Sami falhou de forma incrível o empate: grande jogada de contra-ataque conduzida por Luciano, cruzamento de Ruben Lima para o guineense que, solto na pequena-área, desviou para fora.
O Desportivo das Aves reagia no final da primeira parte e aos 42 Sami, novamente com muito espaço na área adversária, demorou uma eternidade para rematar; aos 44, Luciano rematou forte mas Alemão defendeu bem; e pouco depois, Rui Miguel, solicitado por Leandro, rematou bem de cabeça mas à figura do guarda-redes contrário.
A segunda parte pertenceu quase por inteiro ao Desportivo das Aves que empurrou o Santa Clara para a sua área. 
Aos 59 minutos, grande remate de Rui Miguel de pé esquerdo para grande defesa de Alemão a evitar o empate dos avenses, mas aos 61 o ponta-de-lança português marcaria mesmo ao antecipar-se ao guardião do Santa Clara após centro de André Carvalho. 
Aos 64 minutos, os locais queixaram-se de uma grande penalidade de Alemão sobre Romeu Torres, mas Elmano Santos mandou seguir.
Era o Desportivo das Aves que carregava, mas Oliveira, aos 81, ainda assustou Rui Faria com um remate em arco que saiu apenas um pouco ao lado e aos 85 minutos Alemão salvou o Santa Clara da derrota ao defender o remate de cabeça de Romeu Torres.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024