Açoriano Oriental
Tancos
Ex-ministro da Defesa diz-se tranquilo na abertura da fase de instrução do processo

O ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, disse hoje estar tranquilo com o início da instrução do processo do furto e achamento do armamento de Tancos que começa a 08 de janeiro de 2020 com a audição de dois arguidos.

Ex-ministro da Defesa diz-se tranquilo na abertura da fase de instrução do processo

Autor: Lusa/AO Online

"Eu sempre estive tranquilo. Sempre estive tranquilo e, portanto, vou aguardar o andamento desse processo, porque num Estado de direito pode acontecer", afirmou em declarações à Lusa.

A fase de instrução do processo do furto e achamento do armamento de Tancos vai começar a 08 de janeiro de 2020 com a audição de dois arguidos.

No despacho de abertura de instrução, a que a agência Lusa teve acesso, o juiz agendou 30 inquirições, que começam com os arguidos Válter Abreu e Jaime Martins Oliveira, ambos acusados pelo furto das armas, terminando a 13 de fevereiro com o interrogatório do arguido Gabriel Matos Moreira, também acusado pelo mesmo crime e que se encontra em prisão preventiva.

Azeredo Lopes, que vai ser ouvido a 03 de fevereiro, é um dos 23 arguidos no âmbito do processo de Tancos, estando acusados de um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

"Estou tranquilo, como sempre estive", reiterou o ex-governante, hoje, em declarações à Lusa.

O ex-governante falava no Porto, à margem de numa aula aberta organizada pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa que contou com a participação do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro.

A instrução é uma fase facultativa do processo de recolha de prova que pode ser requerida pelos arguidos para contestar a acusação, sendo dirigida por um juiz, ao contrário da fase de inquérito que é dirigida pelo Ministério Público.

Para além do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, no processo de Tancos, são arguidos o diretor nacional da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira, o ex-porta-voz da PJM Vasco Brazão e o ex-fuzileiro João Paulino.

O caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

Segundo o despacho de abertura de instrução, a que a agência Lusa teve acesso na segunda-feira, Carlos Alexandre enviou ao Conselho de Estado, do qual o primeiro-ministro faz parte por inerência do cargo, um pedido de "autorização para prestação de depoimento, presencial, (de António Costa) como testemunha" do arguido Azeredo Lopes.

O magistrado explica que, dada a complexidade da matéria e a eventual necessidade de confrontação das pessoas com a prova documental dos autos, todas as declarações terão lugar nas instalações do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), não admitindo diligências depoimentos por escrito ou por videoconferência.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados