Ronaldo, Rui Costa, Emanuel Silva e João Sousa candidatos a Desportista do Ano

Ronaldo, Rui Costa, Emanuel Silva e João Sousa candidatos a Desportista do Ano

 

Lusa/AO Online   Outras modalidades   15 de Out de 2013, 08:52

O futebolista Cristiano Ronaldo, o ciclista Rui Costa, o canoísta Emanuel Silva, o tenista João Sousa, a judoca Telma Monteiro, a atleta Sara Moreira e a canoísta Joana Vasconcelos são candidatos a Desportista do Ano.

 

A 18.ª gala da Confederação de Desporto de Portugal, a 14 de novembro, vai definir os vencedores, após votação online do público e das personalidades presentes na gala: os cinco finalistas de cada prémio serão definidos a 31 de outubro em cerimónia a decorrer no Museu do Desporto.

Atleta masculino e feminino, jovem promessa, treinador e equipa são os prémios em disputa, sendo que as federações indicaram os seus candidatos.

No setor masculino, Cristiano Ronaldo será acompanhado, entre outros, por Rui Costa, campeão do Mundo de ciclismo de estrada, vencedor da Volta à Suíça e de duas etapas da Volta a França, Emanuel Silva, campeão do Mundo K2 500 (com João Ribeiro) e vice-campeão olímpico em Londres2012 em K2 1.000 (com Fernando Pimenta), e João Sousa, primeiro português a vencer um torneio ATP e a atingir o “top-50” da classificação mundial de ténis.

No setor feminino destacam-se a atleta Sara Moreira, campeã da Europa de pista coberta nos 3.000, a canoísta Joana Vasconcelos, vice-campeã do Mundo e medalha de bronze nos Europeus de sub-23 em K1 200, a judoca Telma Monteiro, sexta do “ranking” mundial e vencedora do Open de Sofia, a ginasta Ana Martins, primeira a disputar a final “all around” dos Europeus, e a futebolista Ana Borges, transferida para o Atlético de Madrid.

Entre as jovens promessas, sobressaem o futebolista Bruma, o canoísta campeão da Europa e “vice” Mundial júnior K1 200 Diogo Lopes, e a esquiadora Camille Dias, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014.

Entre os treinadores, estão Ryszard Hoppe, que conquistou a primeira medalha olímpica para a canoagem portuguesa e dezenas de medalhas em Europeus e Mundiais, Luís Sénica, que levou o Benfica ao título Europeu de clubes de hóquei em patins, e José Poeira, selecionador que esteve no êxito de Rui Costa nos Mundiais de ciclismo.

Quanto às equipas, o K2 500 Emanuel Silva/João Ribeiro da canoagem que se sagrou campeão do Mundo, a equipa da Roff/Cascais Sailing Team que se apurou para a final da Taça América júnior em vela e o par misto Gonçalo Roque/Leonor Oliveira que na ginástica acrobática liderou o “ranking” mundial e venceu a Taça do Mundo da Maia e conquistou a prata nos Jogos Mundiais em Cali são fortes candidatos a integrar o quinteto finalista.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.