O jornal Público revela na primeira página que milhares de bolseiros universitários vão ficar “sem ajudas” este ano, apontando a nova forma de cálculo dos apoios, erros nas provas de rendimento e a proibição dos chumbos como motivos de exclusão como motivos da exclusão dos estudantes do sistema.
Segundo o diário - que se baseia em valores preliminares, uma vez que nem todas as universidades concluíram a análise de candidaturas -, deverá haver também uma quebra no valor médio das bolsas de estudo.
A capa do Correio da Manhã destaca a subida, em cinco por cento, dos salários de 40 colaboradores da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), numa altura de crise económica e da consequente decisão de corte salarial para a administração pública.
O jornal adianta que o Ministério do Ambiente, que tutela a empresa, já pediu esclarecimentos à empresa.
“Greve na PJ paralisa investigações ao BPN e ao BPP” é o principal título do Diário de Notícias, que acrescenta que, com os investigadores do crime económico a trabalhar apenas das 09:00 às 17:30, já há mandados de busca caducados.
Na véspera das eleições para a Presidência da República, o Jornal de Notícias indica que o Estado paga 3,3 milhões pelos tempos de antena e que este processo eleitoral deverá custar, entre subvenções, tempos de antena e logística eleitoral, 11,3 milhões de euros, menos 1,5 milhões do que em 2006.
A edição de fim de semana do jornal i tem como título principal “30 anos de boycracia. Em Portugal não faltam jobs” e baseia-se num estudo de um professor português da Universidade de Londres para afirmar que as empresas públicas aumentam o número de contratações imediatamente antes e depois das mudanças de governo.
Na área desportiva, A Bola avança que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, está em Londres a negociar a saída do central David Luís para o Chelsea, enquanto o Record diz que o avançado colombiano Castillo quer integrar a equipa encarnada, ao lado de Aimar e Saviola.
Com o título “Carriço ficou a arder”, O Jogo refere que o processo de renovação do capitão da equipa não avança desde o verão passado.
