Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
A investigação do Banco de Portugal ao administrador do Banco Comercial Português (BCP) Armado Vara, na sequência da operação «Face Oculta», faz hoje as manchetes do seminário Expresso e Diário de Notícias, com referência no Correio da Manhã.

Autor: Lusa/AO Online

O Expresso afirma que o regulador abriu na sexta-feira, ao final da tarde, um inquérito preliminar para avaliar alegados factos que podem pôr em causa a idoneidade de Armando Vara e o impeçam de continuar como administrador do BCP.

O Diário de Notícias destaca que o governador do banco central, Vítor Constâncio, já terá mesmo pedido informações ao BCP sobre Armando Vara e afirma que este facilitou um negócio ao empresário Vítor Godinho, detido no âmbito desta operação, com a EDP.

A manchete do Correio da Manhã afirma que foram pagas prendas milionárias em troca de favores (no âmbito do processo «Face Oculta») e refere que o Banco de Portugal investiga Armando Vara.

Este diário diz ainda que a gripe A (H1N1) está a lançar o caos nas instituições de saúde e que as crianças chegam mesmo a esperar quatro horas por uma consulta.

A gripe A é ainda tema de manchete do jornal i, que publica uma entrevista com Constantino Sakellarides, director da Escola Pública de Saúde, na qual este afirma que o vírus "é uma roleta russa" e que ainda não há conhecimento do que realmente é esta doença.

O Jornal de Notícias (JN) também dá destaque à gripe A, afirmando que Portugal tem vacinas para seis milhões de pessoas e que a Organização Mundial de Saúde diz que apenas uma dose por utente é suficiente para uma prevenção eficaz.

O JN destaca também a detenção de Vítor Godinho, o empresário de Ovar acusado de corrupção, associação criminosa e tráfico de influências.

O jornal Público dá especial atenção à nomeação de Valter Lemos como secretário de Estado do Emprego, que o líder da CGTP, Carvalho da Silva, considera ser "uma autêntica provocação". Destaque ainda para o editorial do director do jornal, José Manuel Fernandes, que deixa a publicação e é substituído por Bárbara Reis.

"As razões do fracasso de Bárbara" Guimarães na SIC são destaque no jornal 24 Horas, que aponta a "falta de química entre os apresentadores" e o formato como razões para as fracas audiências. Este jornal noticia ainda que Santana Lopes ganhará menos que o ordenado mínimo como vereador da autarquia lisboeta.

Os jornais económicos dedicam hoje as suas edições ao Dia Mundial da Poupança. O Jornal de Negócios lança hoje uma edição especial de 80 páginas dedicadas a este tema na qual diz apresentar "as melhores soluções" para poupar.

O Económico, hoje grátis à semelhança no Jornal de Negócios, dá "15 dicas para poupar mais" e afirma que os magistrados querem lei mais forte contra a corrupção económica.

"Braga Capital" e "Dia B" são os destaques dos jornais A Bola e Record, que dão grande ênfase ao embate entre o Sporting de Braga e o Benfica, na cidade bracarense. Os dois desportivos sublinham ainda que o guarda-redes do Sporting Rui Patrício está em dúvida para a próxima jornada.

"Dragão por terra" e "Belém trava dragão" são os destaques dados por estes dois jornais ao empate do FC Porto com o Belenenses, na noite de sexta-feira, um tema que tem honras de manchete no jornal O Jogo.

"Dragão estende a passadeira vermelha" é o título da manchete de O Jogo, com clara referência à possibilidade de hoje o Benfica, ou o Braga ganharem vantagem no campeonato devido a este resultado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados