Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O Público noticia hoje que "O novo contrato do terminal de Alcântara pode ser inconstitucional, enquanto o Diário de Notícias salienta "Bancos rejeitam pressão do Governo para facilitar empréstimos".

Autor: Lusa/AO
O Público explica que o presidente do conselho fiscal do porto de Lisboa, Saldanha Sanches, duvida da constitucionalidade do contrato, por a administração portuária ter estendido a concessão do terminal até 2042 a uma empresa do grupo Mota-Engil sem concurso público.

    Este jornal da destaque à descoberta de 1.068 novas espécies de animais e plantas no Sudoeste asiático.

    "BCP vende quota no BPI à filha do Presidente da República angolano" e "Portugueses aplicaram 96 milhões" de euros na companhia de Bernadard Madoff, o investidor acusado de fraude, são outros assuntos sublinhados pelo Público.

    O Diário de Notícias refere que os bancos estão a rejeitar as pressões do governo para facilitar empréstimos e adianta que o crédito a empresas tem aumentado nos últimos meses.

    "Portugueses perderam 96 milhões com escândalo Madoff" realça o diário.

    "Governo reduz avaliados [na Educação] para dividir professores" e "Igreja Católica perde monopólio nos hospitais", são outros assuntos de capa do Diário de Notícias.

    O Jornal de Notícias avança: "Máfia italiana ligada ao tráfico [de droga] em Portugal" e adianta: "Rede desmantelada pela Polícia judiciária chefiada por empresário integrava militar da GNR".

    O diário destaca também a operação da GNR e da ASAE à noite de Leiria e a notícia de que Pedro Passos Coelho está a ser pressionado para avançar para a liderança do PSD.

    "Clientes do BPP temem ´D.Branca´" lê-se no título principal do Correio da Manhã, adiantando que os depositantes têm receios de ter havido uma "burla em esquema de pirâmide".

    Este diário revela que "Pidá planeou homicídio durante os jogos dos dragões" e, noutro título, escreve que o chefe de gang da margem sul ficou em prisão preventiva.

    "Gasóleo avariou dezenas de carros em portos da BP", titula ainda o Correio da Manhã.

    O 24horas retoma o caso Maddie, adiantando que "Telefonemas suspeitos lançam nova pista".

    O jornal destaca hoje em primeira página o direito de resposta do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Valsassina Heitor, a uma notícia divulgada quarta-feira sobre alegadas irregularidades.

    A Sociedade Lusa de Negócios está a preparar-se para processar o Banco de Portugal, sustentando que houve "ausência de actuação na supervisão" no BPN.

    O Diário Económico coloca em primeira página a compra de 10 por cento do BPI ao BCP pela filha do Presidente da República de Angola.

    Quanto às revistas, a Visão mostra a intimidade de Marcelo Caetano através de uma entrevista "com revelações surpreendentes" da filha do último presidente do Conselho.

    Sob o título "O código escondido da Virgem Maria", a Sábado aborda as "últimas teorias sobra as conspirações que dividem a igreja ao longo dos primeiros anos da mãe de Jesus".

    A quase impossibilidade de o Benfica continuar na Taça UEFA e o golo marcado pelo avançado Hulk, do FC Porto, ao Estrela da Amadora são os destaques da imprensa desportiva.

    “Feitos num 8”, titula A Bola, sobre fotos de Nuno Gomes, Óscar Cardozo, David Suazo e de Quique Flores, referindo que “pode-se milagre ao Benfica na Taça UEFA”.

    “Encarnados têm de bater ucranianos [do Metalist] por oito golos, em partida que servirá para rodar jogadores menos utilizados”, explica o matutino, sem referir que além dos 8 oito golos de diferença o Benfica tem de esperar por um empate entre o Hertha de Berlim e o Olympiakos.

    “Quique Flores - Missão Impossível: 8-0” anuncia o Record, com o grafismo dos títulos dos filmes da série Missão Impossível, acrescentando: “só um grande filme terá um final feliz”.

    Sobre foto do técnico do Benfica, o jornal cita uma declaração de Quique Flores (“Cardozo é muito provável. Posso jogar com 3 avançados”) e a reacção do treinador do Metalist: “8-0? É piada”.

    O Jogo dedica a primeira página ao golo marcado por Hulk na vitória do FC Porto sobre o Estrela da Amadora (4-2), titulando “O incrível Hulk” e mostrando uma sequência fotográfica daquilo que diz ter sido um “golo monumental”.

    O matutino destaca que no jogo na Amadora se registou um “bis de Rodríguez” e salienta a opinião de João Vieira Pinto sobre Hulk: “está a corrigir os defeitos e a tornar-se um caso sério”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados