Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O naufrágio que sexta-feira vitimou pescadores portugueses na Galiza é tema comum às edições de hoje dos matutinos, enquanto o semanário Sol publica revelações sobre o caso BPN e o Expresso dá conta de que “Sócrates afronta Cavaco”.

Autor: Lusa / AO Online
    O drama de familiares de vítimas do naufrágio é ilustrado numa fotografia que dá cor à primeira página do Correio da Manhã, que conta a história dos portugueses que morreram no mar da Galiza.

    A manchete deste diário conta a história de uma família que alegadamente desapareceu no Algarve, um caso que, segundo o Correio da Manhã, está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

    O naufrágio na Galiza é igualmente tema de primeira página no Jornal de Notícias, que publica uma foto de meia página e a cores dos pescadores que foram “salvos do naufrágio que matou três companheiros”.

    Este jornal escolheu o tema da educação para igual destaque na primeira página. “Greves suspensas, mas avaliação mantém-se”, lê-se em manchete.

    A educação é igualmente tema de primeira página no Diário de Notícias, o qual conta que “Ministério e sindicatos dão esperança aos professores”.

    Os 100 anos do realizador Manuel Oliveira, cuja foto ilustra a primeira página do Público, são tema de um especial neste matutino que também destaca o naufrágio na Galiza na sua edição.

    O jornal Público destaca na sua primeira página uma fotografia de peças de Harry Winston, a joalharia americana no centro de Paris que foi assaltada. Neste “assalto histórico” terão sido roubadas peças no valor de 85 milhões de euros.

    A manchete do matutino conta que “fraude fiscal de 4,5 milhões acaba em fundo de empresa de Dias Loureiro e Jorge Coelho”.

    Segundo o jornal, “Manuel Dias Loureiro e Jorge Coelho são accionistas minoritários da Valor Alternativo, uma sociedade anónima gestora de activos, que administra e representa o fundo Valor Alcântara”.

    “Este fundo foi financiado através de imóveis adquiridos com reembolsos ilícitos de IVA, no montante de 4,5 milhões de euros, entre 1990 e 2004”, lê-se no Público.

    O caso BPN é tema de primeira página do semanário Sol que conta como “Oliveira e Costa construiu “bunker” na Vidigueira”.

    O Sol refere que “os investigadores do caso BPN depararam-se com uma insólita descoberta: um “bunker” na herdade de Oliveira e Costa na Vidigueira. Com parte já edificada e outra em projecto”.

    No Expresso, a manchete vai para a política nacional, lendo-se que “Sócrates afronta Cavaco para acalmar PS”.

    O semanário refere, a propósito do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, que “José Sócrates esperou até ao último momento para decidir o que fazer”.

    “Na hora de decidir”, escreve o Expresso, “Sócrates preferiu arriscar a cooperação institucional com Cavaco a aumentar as brechas dentro do seu partido”.

    Este semanário destaca ainda que “divórcios disparam com a nova lei”, contando que “casais em ruptura estão a aproveitar as facilidades da lei que entrou em vigor esta semana para avançar com a separação”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados