Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O discurso de Manuela Ferreira Leite contra o Governo na rentrée do PSD e o aumento em seis por cento dos livros escolares são temas hoje em destaque na imprensa de Lisboa.

Autor: Lusa/AO
O Jornal de Notícias sublinha na primeira página o discurso da líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, no encerramento da Universidade de Verão do PSD.

    “Máquina socialista controla e persegue”, escreve o JN, referindo que a líder do PSD diz que o Governo propícia clima antidemocrático.

    Por seu turno, o PS argumenta que Manuela Ferreira Leite não é capaz de propor alternativas.

    Sobre este tema, o Público realça “PSD: No discurso da rentrée, parte do PSD foi ver aviões [da corrida Red Bulll no Porto]”.

    O Diário de Notícias titula “Há um clima antidemocrático”, salientando que Manuela Ferreira Leite quebrou o silêncio com acusações violentas ao Governo e ao PS.

    “Livros escolares aumentam 6 por cento” é a manchete do Correio da Manhã, adiantando que a subida do preço acima da inflação é mais notória no Primeiro Ciclo.

    O matutino destaca também imagens da inspecção dos cães-pisteiros que sinalizaram vestígios de sangue no apartamento turístico da Aldeia da Luz de onde Madeleine McCann desapareceu a 03 de Maio de 2007.

    Em manchete, o Diário de Notícias avança que “PS não cede a Cavaco na lei do Divórcio”.

    A direcção do grupo parlamentar socialista reúne-se hoje para analisar o veto do Presidente da República à lei do Divórcio e, segundo o jornal, vai manter o texto devolvido por Cavaco Silva.

    O DN puxa ainda para a capa a eleição das fotos falsas mais polémicas.

    O jornal britânico Telegraph elegeu as 20 fotografias falsas mais impressionantes, sendo que a maior parte foi criada nos últimos cinco anos, e difundida via Net, com o intuito de divertir e confundir.

    O Público escolheu para manchete o título “Portugal perdeu 40 mil unidades leiteiras por pressão do mercado”.

    De acordo com o jornal, o processo não afectou a produção global de leite, que se manteve perto dos dois milhões de litros por ano, porque o sector conseguiu adaptar-se.

    O Jornal de Notícias destaca na capa a corrida Red Bull, que decorreu no fim-de-semana no Porto e em Gaia, titulando “Rio de gente”.

    O jornal diz que 650 mil pessoas assistiram à corrida, ganha pelo austríaco Hannes Arch, que lidera a prova de aviação.

    Na primeira página, o JN realça ainda o discurso de encerramento de Jerónimo de Sousa na festa do Avante, no qual o líder comunista denunciou o “recurso a cursos de formação para engordar números do Governo sobre o emprego”.

    O 24horas titula “Patrão do Intermarché assassinado por cem mil euros”, contando que o francês acusado de matar o responsável da cadeia terá desviado dinheiro a António Figueira.

    “McCann andaram a interrogar testemunhas quando eram arguidos” e” Derrapagens nas obras custam mais de 830 milhões aos portugueses” são outros temas abordados no 24horas.

    O Diário Económico chama à primeira página “PME têm nova linha de crédito de 400 milhões”.

    O jornal diz que o Governo vai criar uma nova linha de crédito com condições mais favoráveis para apoiar as pequenas e médias empresas, estando disponível a partir de Outubro.

    O económico revela ainda que “Jardim [Gonçalves] avança com segundo processo contra Berardo” por difamação.

    “Futuro Governo de Angola mantém equipa económica”, “Prédios da Santa Casa no Chiado vão ser arrendados” e “Nova Tróia custa 450 milhões” são outras chamadas de capa do DE.

    Por fim, o Jornal de Negócios destaca “Subida de juros torna melhor investir do que amortizar crédito à habitação”.

    Os depósitos, certificados de aforro, fundos e acções são alternativas com risco diverso, escreve ainda o JdN.

    O económico puxa ainda para a capa “Ponte Vasco da Gama perde sete mil carros por dia para a 25 de Abril”.

    No interregno das competições internas e em pausa entre compromissos internacionais, os matutinos desportivos dedicam-se hoje a temas diversos, com especial atenção aos reforços das principais equipas.

    “Suazo é craque”, garante A Bola sobre a última contratação do Benfica, afirmando que foi observar o comportamento do jogador no Canadá-Honduras (1-2), desafio de qualificação para o Mundial de 2010.

    “Duas assistências na vitória hondurenha (2-1)”, comenta o matutino, sublinhando que “arranque faz lembrar Kostadinov [búlgaro que jogou no FC Porto]” e que o futebolista está “disponível para jogar nas linhas”.

    O jornal diz ainda que “Guarin [reforço do FC Porto esta época] impõe-se na Colômbia”, referindo-se à prestação do futebolista no Uruguai-Colômbia (1-0), igualmente de qualificação para a África do Sul-2010.

    Em O Jogo é destacada uma entrevista a Fábio Rochemback, que esta época regressou ao Sporting, na qual o futebolista justifica o seu peso, considerado excessivo por adeptos e especialistas.

    “Se perder peso fico fraco”, explica o centrocampista, que se casou com uma nutricionista, que lhe define a dieta alimentar.

    O jornal destaca ainda afirmações de Reyes (Benfica), uma das contratações “encarnadas” que se encontra no lote dos lesionados, e que diz esperar jogar contra o Nápoles, na Taça UEFA.

    O Record anuncia que “Katso [Katsouranis] não desiste de sair”, referindo que o director desportivo do Benfica “já fez tudo o que era possível”, mas o futebolista grego quer mesmo sair do clube de “pode seguir o exemplo de Paulo Assunção”, que rescindiu unilateralmente com o FC Porto.

    O matutino desportivo não foi ver o Canadá-Honduras mas deslocou-se ao país natal de Suazo, para visitar “as raízes do goleador” contratado pelo Benfica.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados