Autor: Lusa/AO Online
Em causa está a eleição de quatro deputados, dois por cada um daqueles círculos eleitorais.
Se se repetirem os resultados das legislativas de 2011 nos círculos da emigração, o PSD poderá eleger três deputados e o PS um.
Todavia, o apuramento final dos votos relativos aos círculo Fora da Europa poderá vir a ser contestado pelo partido Nós, Cidadãos!.
O líder do partido, Mendo Castro Henriques, admitiu durante a campanha eleitoral a impugnação da eleição pelo círculo Fora da Europa, caso venham a confirmar-se o que classificou como “irregularidades” resultantes dos problemas logísticos que marcaram a votação.
Problemas criados com atrasos no envio dos boletins de voto aos eleitores e erros nas moradas dos eleitores, que votam por correspondência, foram as razões invocadas pelo Nós, Cidadãos!, que acredita poder eleger pelo menos um dos dois deputados representantes daquele circulo.
Para o partido, “a situação compromete objetivamente e de forma ilegal a participação dos eleitores recenseados”.
Nesse sentido, o Nós, Cidadãos! apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) relativa às “irregularidades gravíssimas que têm marcado a votação nos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa”.