Açoriano Oriental
Reportagem sobre os romeiros despertou interesse no continente

A reportagem da RTP nacional para o programa ‘Linha da Frente’, intitulada “O Caminho da Ilha Grande”, realizada em 2023, foi um fator divulgador das romarias quaresmais de São Miguel no continente português.

Reportagem sobre os romeiros despertou interesse no continente

Autor: Rui Jorge Cabral

A reportagem que acompanhou durante uma semana o percurso do rancho de romeiros da Ribeira Quente - uma freguesia tocada pela tragédia que matou três dezenas de pessoas em 1997 - gerou várias manifestações de interesse no continente, tendo o presidente do Grupo Coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel, João Carlos Leite, admitido ao Açoriano Oriental ter recebido já manifestações de interesse de residentes no continente em participar nas romarias de São Miguel, depois de terem visto a reportagem.

Refira-se ainda que o número de romeiros por rancho varia muito, conforme o tamanho da freguesia ou do lugar de origem do rancho, mas também conforme o rancho concentra romeiros de mais do que uma freguesia ou não. Por exemplo, os ranchos mais pequenos rondam os 20 romeiros e o maior, que por tradição é o de Rabo de Peixe, pode levar até cerca de 150 romeiros para a estrada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados