Açoriano Oriental
Recitais de violoncelo e piano em três ilhas açorianas
No âmbito da Temporada de Música 2012, realizam-se três recitais de violoncelo e piano, com Varoujan Bartikian e Karina Aksenova, no Pico, Faial e Terceira, nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro, pelas 21h30.
Recitais de violoncelo e piano em três ilhas açorianas

Autor: Ana Carvalho Melo

Os eventos decorrem no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque do Pico, no Teatro Faialense e no Auditório do Ramo Grande, respetivamente.

As obras em programa são na sua maioria dedicadas ao período romântico: F. Schubert (An die Musik), F. Mendelssohn (Canção sem Palavras, op. 109) e J. Brahms, de quem se ouvirá a Sonata para Piano e Violoncelo em Mi Menor, op. 38. Será ainda interpretada uma das sonatas para piano e violoncelo de L. van Beethoven, a sonata em Sol Menor op. 5, n.º 2. Do compositor S. Rachmaninov será interpretada uma das suas obras mais conhecidas para violoncelo e piano, o Vocalise op. 34, n.º 14.

Varoujan Bartikian, nasceu na Arménia e iniciou os seus estudos de violoncelo com Alexander Tchauchian, na Escola Especial de Música de Tchaikovsky, e prosseguiu a sua formação no Conservatório Superior de Música Komitas, em Yerevan. Foi laureado em diversos concursos, tendo-se apresentado em concerto regularmente quer a solo, quer em música de câmara. É membro fundador do Quarteto de Cordas de Yerevan que foi o vencedor do Concurso «Borodine». Atualmente é o 1.º violoncelista da Orquestra Gulbenkian.

Karina Aksenova, nasceu em Moscovo e iniciou os seus estudos na Escola Central Especial de Música adstrita ao Conservatório «Tchaikovsky» de Moscovo. Prosseguiu a sua formação em Lisboa, com Tania Achot, tendo concluído o curso do Conservatório com classificação máxima. É licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo estudado com Miguel Henriques. Colabora regularmente como pianista com a Orquestra Gulbenkian e leciona a disciplina de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.

A Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados