Cinema

Realizador Wim Wenders começou a rodar filme sobre Pina Bausch


 

Lusa / AO online   Internacional   21 de Out de 2009, 18:02

O realizador alemão Wim Wenders começou a rodar um filme sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Pina Bausch em Wuppertal, cidade onde faleceu em Junho deste ano, e onde fundou a companhia de dança/teatro.
A película terá como título "Pina" e irá recrear algumas das composições mais célebres de Bausch, realizadas entre 1978 e 2006, como "Café Müller" e "Lua Cheia", anunciou a Road Movies, produtora do realizador.

O filme será rodado em formato 3D e incluirá cenas das coreografias criadas pela artista para o teatro Wuppertal, assim como outro material acumulado por Wim Wenders, que foi grande amigo da coreógrafa e tinha começado a trabalhar no projecto uns meses antes da inesperada morte.

Grande figura da área da dança a nível mundial, Pina Bausch morreu em finais de Junho, aos 68 anos, com um cancro fulminante, poucos dias depois de ter sido diagnosticado, e da estreia de uma nova peça em Wuppertal.

Esta última coreografia foi inspirada no Chile, país onde irá ser apresentada em Janeiro de 2010, no âmbito do Festival "Santiago a Mil", pela companhia Tanztheater Wuppertal.

A criação de obras inspiradas em determinadas cidades do mundo, espelhando a visão da coreógrafa sobre a cultura do país, foi um dos traços marcantes das últimas décadas do trabalho de Pina Bausch, reflectido em obras emblemáticas como "Mazurca Fogo" (1998), sobre Lisboa, e também "Aqua" (2001), no Brasil, e "Ten Chi" (2004), no Japão.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.