Açoriano Oriental
Quarteto de Cordas de Matosinhos realiza três recitais nos Açores
No âmbito da Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, serão realizados três recitais de música de câmara, nos próximos dias 9, 10 e 12 de novembro, no Auditório do Ramo Grande, no Teatro Micaelense e no Auditório Municipal de Velas, respetivamente.
Quarteto de Cordas de Matosinhos realiza três recitais nos Açores

Autor: Ana Carvalho Melo

Os dois primeiros recitais contam com a presença do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) e do pianista açoriano Paulo Pacheco. No Auditório Municipal de Velas, no dia 12, o Quarteto apresentar-se-á para a realização de um concerto pedagógico, destinado aos alunos dos municípios de Velas e da Calheta. Neste mesmo dia, decorrerá igualmente uma masterclass de música de câmara, no Conservatório Regional de Ponta Delgada, ministrada pelo pianista Paulo Pacheco.

As obras em programa são dedicadas ao século XX, nomeadamente a Maurice Ravel, um dos maiores representantes da música francesa, a par de C. Debussy, com o Quarteto de Cordas em Fá Maior, e ao compositor russo D. Shostakovich, com uma das suas obras mais emblemáticas para música de câmara: o Quinteto com Piano em Sol menor, op. 57.


O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi fundado em 2007, e é constituído por Vítor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). O QCM realizou estudos especializados no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, sob a orientação de Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen). Apresenta-se em concerto um pouco por todo o país, tendo sido convidado a participar nos Dias da Música do CCB, na Casa da Música do Porto, nos Festivais de Música de Espinho, Póvoa de Varzim, no Festival Música Viva e no Festival Vertigem Sonora em Santiago Compostela. Em 2009, foi o agrupamento vencedor do 1.º Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça.

Paulo Pacheco, natural dos Açores (São Miguel), estudou piano nas classes de Graça Paiva Cunha e de António Teves no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Miguel Henriques, obteve o mestrado em Piano Performance na Universidade do Norte do Texas, sob a orientação do eminente pedagogo Vladimir Viardo. Obteve o 1.º Prémio de Música de Câmara (nível superior) no Concurso Prémio Jovens Músicos/1999, o 3º Prémio no «Concerto Piano Competition MTNA», entre outros. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara com o Trio.pt e com o flautista Nuno Inácio.

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados