Açoriano Oriental
Open da Austrália
Qualidade do ar em Melbourne leva a abandono no 'qualifying'

A eslovena Dalila Jakupovic abandonou esta terça-feira o encontro da primeira ronda da qualificação do Open da Austrália, que decorre em Melbourne, com uma indisposição provocada por uma nuvem de fumo dos incêndios que assolam o país.

Qualidade do ar em Melbourne leva a abandono no 'qualifying'

Autor: Lusa/AO Online

“Estava com muito medo de desmaiar, foi por isso que me agachei, não conseguia mais andar”, disse Dalila Jakupovic, 180.º jogadora da hierarquia mundial.

A eslovena, que venceu o primeiro ‘set’ por 6-4, abandonou o encontro, quando perdia o segundo por 6-4, depois de um ataque de tosse.

“Não é saudável para nós jogar nestas condições”, disse a tenista, acrescentando: “Até pensei que não íamos jogar hoje, mas não tivemos escolha”.

A canadiana Eugenie Bouchard foi assistida pelo médico durante o encontro com a chinesa Xiadou You, devido a dores no peito, provavelmente devido a problemas respiratórias.

Bouchard acabou por vencer o encontro e garantir presença na segunda ronda do ‘qualifying’.

Em Kooyong, nos arredores de Melbourne, a russa Maria Sharapova, antiga número um mundial, abandonou um torneio de exibição devido ao fumo dos incêndios.

Sharapova, de 32 anos, pediu ao árbitro para parar o encontro com a alemã Laura Siegemund, explicando que os jogadores “sentiam o fumo no ar”.

A russa, que jogava com um dilatador nasal para facilitar a respiração, disse que o encontro foi disputado sob condições “extremas” e explicou que teve “vários ataques de tosse” no final do segundo ‘set’.

A qualidade do ar na segunda cidade australiana, Melbourne, agravou-se hoje para níveis considerados "severos" durante a madrugada, devido ao aumento do fumo provocado pelos incêndios no leste da região.

Desde que começaram, no passado mês de setembro, os incêndios na Austrália devastaram uma área de mais de oito milhões de hectares, provocaram a morte a 27 pessoas e estima-se que tenham matado até mil milhões de animais selvagens.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados