Açoriano Oriental
Putin convidou Lula da Silva a visitar Rússia

A presidente do Senado russo, Valentina Matviyenko, anunciou hoje que entregou uma mensagem do seu Presidente, Vladimir Putin, ao homólogo brasileiro, Lula da Silva, hoje empossado, e convidou-o a visitar a Rússia.

Putin convidou Lula da Silva a visitar Rússia

Autor: Lusa /AO Online

“Entreguei uma mensagem do Presidente da Rússia ao respeitável Presidente do Brasil e confirmei que o esperamos em Moscovo assim que o seu horário de trabalho o permitir”, disse a responsável russa em declarações à agência noticiosa da Rússia, a TASS, em declarações citadas pela Efe.

Segundo a senadora, a participação da delegação russa na tomada de posse de Lula da Silva é um sinal de respeito e um sinal de que a Rússia está interessada em “continuar a desenvolver ativamente as relações” com o Brasil.

“Apesar da sua pesada carga de trabalho, o Presidente encontrou tempo para se encontrar connosco. Esperava-se que fosse uma reunião protocolar, mas na realidade falámos durante quase uma hora. Foi uma conversa muito produtiva e interessante”, disse Matviyenko.

A presidente do Senado russo acrescentou que discutiu com Lula o conjunto de relações bilaterais entre os dois Estados.

“Devemos salientar especialmente que recordámos o tempo em que o Presidente do Brasil era o agora reeleito Lula, quando foram formadas relações estreitas e construtivas entre os nossos países, que atingiram o nível de uma parceria estratégica”, sublinhou.

Matviyenko registou que o chefe de Estado brasileiro participou na criação do grupo de países Brics.

“O Presidente reeleito confirmou a sua disponibilidade e interesse em relançar as relações russo-brasileiras em termos de aumento das áreas económicas, comerciais, técnicas, ambientais e noutras áreas”, acrescentou a líder do Senado.

Luiz Inácio Lula da Silva foi hoje empossado como o 39.º Presidente da República Federativa do Brasil numa cerimónia solene no Congresso Nacional, em Brasília

O novo Presidente brasileiro já havia assumido o cargo por dois mandatos (2003 a 2010).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados