Açoriano Oriental
PSD/Terceira diz que investimento na ilha para 2023 é superior em 80% à média executada pelo PS

O PSD/Terceira disse que o montante previsto para a ilha na proposta de Plano de Investimentos para 2023 é superior em 80% à execução média dos planos dos governos do PS.

PSD/Terceira diz que investimento na ilha para 2023 é superior em 80% à média executada pelo PS

Autor: Lusa/AO Online

“O Plano para 2023 tem previsto um investimento de 122 milhões de euros para a ilha Terceira, o que representa um aumento de 80% face à execução média de governos socialistas”, afirmou a vice-presidente da Comissão Política do PSD da ilha Terceira, Mónica Seidi, citada em comunicado de imprensa.

O PSD formou governo nos Açores, em coligação com CDS-PP e PPM, em novembro de 2020, depois de o PS ter governado a região durante 24 anos.

O PS/Terceira acusou o executivo da coligação de reduzir em 40% o investimento público previsto para a ilha em 2023, alegando que o corte é superior ao verificado noutras ilhas.

“Este governo propõe a maior redução e o maior corte no investimento público na Terceira de sempre, regredindo 10 anos no nível de investimento público. Mais grave é que a redução do investimento público na Terceira é maior e mais acentuada do que se verifica no conjunto das outras ilhas”, afirmou a dirigente socialista Marília Vargas, em conferência de imprensa.

Segundo os socialistas, em comparação com o valor orçamentado em 2022, as propostas de Plano e Orçamento da Região para 2023 apresentam uma redução de 83,3 milhões de euros (40%) no investimento público previsto para a ilha Terceira.

Em resposta, Mónica Seidi salientou que, “entre 2012 e 2020, os governos do PS apenas investiram, em média, 68,4 milhões de euros por ano na Terceira”.

“O governo da coligação PSD/CDS-PP/PPM pretende investir na Terceira, em 2023, mais de 122 milhões de euros, ou seja, mais 54 milhões de euros. Os números são claros e desmentem a já habitual desinformação do Partido Socialista”, frisou.

Segundo a dirigente social-democrata, em 2021, no primeiro orçamento da responsabilidade do atual executivo, “foram investidos cerca de 113 milhões de euros” na ilha Terceira.

“Nunca se investiu tanto na Terceira como com o atual Governo Regional”, salientou, alegando que “a realidade contradiz as falsidades que o Partido Socialista propala, quase diariamente, sobre o trabalho do governo”.

Mónica Seidi lembrou ainda que o Conselho de Ilha da Terceira “se pronunciou com uma avaliação globalmente positiva relativamente a este plano”.

“Essa realidade não se verificou nos últimos anos da governação socialista, nos quais o Conselho de Ilha teve uma posição muito crítica sobre os planos apresentados pelos governos do PS. Agora, pelo contrário, o Conselho de Ilha dá um parecer globalmente positivo, o que vem atestar a credibilidade conseguida por este governo junto das forças vivas da Terceira”, apontou.

As propostas de Plano e Orçamento dos Açores para 2023 são discutidas e votadas em plenário a partir de 21 de novembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados