Açoriano Oriental
Açores/Eleições
PSD quer aumento de recursos humanos nas escolas

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, disse que a política do partido para a próxima década pretende “apostar no sucesso educativo”, o que implica um aumento dos recursos humanos ao nível de professores e auxiliares.

PSD quer aumento de recursos humanos nas escolas

Autor: Lusa/AO Online

José Manuel Bolieiro falava, na terça-feira, após uma visita à Escola Básica Integrada dos Ginetes, no concelho de Ponta Delgada, no arranque do ano letivo 2020/21, quando falta pouco mais de um mês para as eleições regionais.

O social-democrata disse pretender “trabalhar a promoção do sucesso educativo […], mais do que trabalhar o combate ao insucesso educativo”, salientando que para tal é necessário fazer uma “valorização do corpo docente”.

“Eu prefiro que no fim do dia possa correr o risco de ser acusado - o sistema educativo dos Açores - por ter professores a mais do que ter professores a menos”, declarou aos jornalistas.

O presidente do PSD/Açores reforçou que é necessário alocar os “recursos que já estão capacitados” para a educação.

“Não é aceitável termos pessoas licenciadas com capacidade para integrar o ensino e à procura de emprego quando a gente depois vê que, no fim do dia, ainda há falta de professores”, vincou.

Bolieiro destacou também que é necessário qualificar os professores para a educação, em detrimento da “burocracia”.

O líder dos sociais-democratas na região defendeu também um reforço dos auxiliares educativos e o investimento nos edifícios escolares e nas novas tecnologias, já que a transição digital “agora é inevitável”.

O presidente do partido reiterou que é necessário investimento na educação para que os “rankings nacionais possam ser favoráveis”, em vez de, “como agora acontece”, os Açores “estarem sempre nos últimos lugares”.

“É este o meu compromisso enquanto candidato a presidente do governo: colocar a educação e o sucesso educativo como a prioridade máxima para a próxima década. Ao contrário deste passado, apostar o investimento máximo para o máximo sucesso educativo”, afirmou.

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem em 25 de outubro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados