Açoriano Oriental
PSD/Açores apela “à resolução urgente” de problemas no aeroporto de Santa Maria

A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa, eleita por Santa Maria, quer do Governo da República a "resolução urgente” dos problemas relacionados com o sistema de pouso ou aterragem por instrumentos (ILS) dos aviões no aeroporto da ilha.

PSD/Açores apela “à resolução urgente” de problemas no aeroporto de Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com a social-democrata, “as avarias do sistema, associadas às más condições atmosféricas, têm provocado diversos cancelamentos, o que causa constrangimentos aos marienses que veem as suas consultas e exames médicos serem adiados, bem como a todos aqueles que perdem as suas ligações aéreas para outros destinos".

Elisa Sousa, citada em nota de imprensa, acentua que “os mesmos constrangimentos se fazem sentir para chegar a Santa Maria, havendo passageiros que só chegam ao destino no dia seguinte ao previsto, muito por conta também da falta de lugares disponíveis em determinados dias”.

A parlamentar admite que, “apesar do substancial aumento da oferta de lugares da SATA”, esta “não supre as necessidades".

A deputada, que destaca o "papel fundamental e estratégico da NAV para a ilha de Santa Maria no que respeita ao controlo de tráfego aéreo”, apela ao Governo da República - e àquela entidade - que “incitem esforços no sentido de resolver, no mais curto espaço de tempo, os problemas deste sistema de ajuda, por forma a normalizar o seu funcionamento”.

A deputada insular refere, na sequência da antecipação do horário de fecho do aeroporto por parte da VINCI, que irá solicitar-lhe uma reunião para saber “quais as intenções da empresa para o aeroporto de Santa Maria, não só em termos de recursos humanos, como ao nível das infraestruturas”.

“Dada a sua localização e condições técnicas, o aeroporto de Santa Maria sempre foi e queremos que continue a ser um aeroporto de referência para as escalas técnicas, constituindo-se, também, como aeroporto alternativo, pelo que é necessário investir nas suas infraestruturas e recursos humanos, por forma a garantir que continuará a prestar esses serviços”, declarou Elisa Sousa.

Terça-feira, também a Câmara de Vila do Porto apelou ao Governo da República para interceder junto da ANA-Aeroportos e da NAV para resolver os “constrangimentos” do aeroporto da ilha de Santa Maria, que têm levado ao cancelamento de voos.

A presidente do único município de Santa Maria, Bárbara Chaves, disse que questionou formalmente a NAV Portugal “sobre a operacionalidade dos seus equipamentos, tendo em conta que são justificações para que se limitem as escalas de passageiros” para a ilha.

A autarquia questionou também a ANA-Aeroportos para “perceber qual é o horário do aeroporto” de Santa Maria, lembrando a importância da ilha no acolhimento de escalas técnicas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados