Açoriano Oriental
PS promove roteiro para ouvir preocupações do setor agrícola dos Açores

O grupo parlamentar do PS/Açores iniciou sexta-feira um roteiro agrícola que prevê reuniões em todas as ilhas para ouvir "as preocupações" das entidades ligadas ao setor agrícola, “desde a produção, associações e indústria”, foi hoje anunciado.

PS promove roteiro para ouvir preocupações do setor agrícola dos Açores

Autor: Lusa /AO Online

De acordo com uma nota de imprensa enviada às redações este roteiro iniciou-se na sexta-feira com uma reunião com a associação de produtores de frutas, de produtos hortícolas e florícolas da ilha Terceira (FRUTER) e com a Bioazórica.

Citada na mesma nota de imprensa, a vice-presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa Regional, assinala que, entre as principais preocupações do setor, estão “o aumento dos custos de produção, designadamente aqueles que decorrem do aumento dos custos energéticos, em concreto com a energia elétrica”.

“No início de janeiro entrou em vigor um novo tarifário que impacta diretamente a indústria, mas que tem também reflexos nos custos de produção dos produtores e das próprias associações”, alerta Andreia Cardoso.

A deputada socialista lembra que o grupo parlamentar do PS/Açores "apresentou, e fez aprovar, no plenário de janeiro do Parlamento dos Açores uma recomendação ao Governo" para “fazer face aos aumentos da fatura energética” e vai “fazer o acompanhamento destes apoios" por parte do executivo às empresas e às instituições, "para superar mais esta dificuldade”.

A deputada socialista eleita pela ilha Terceira manifestou “grande preocupação” com os atrasos de pagamentos por parte do Governo Regiona (PSD/CDS-PP/PPM), que “se verificam também na agricultura”.

“Estamos a falar de pagamentos que haviam sido assumidos já desde 2021 e que ainda se encontram por pagar”, diz, ainda, a deputada, citada na mesma nota.

Em causa está, segundo a nota do PS, "o apoio de 15 cêntimos por cada litro de leite produzido a menos, no âmbito do programa de redução voluntária da produção leiteira, lançado pelo Governo Regional", mas também os "apoios à reconversão das explorações de leite para a carne" e para o "funcionamento das próprias associações".

A parlamentar socialista alerta ainda para "dificuldades" ao nível da “regularidade dos transportes”, marítimos e aéreos.

Andreia Cardoso recordou que o Governo Regional prometeu estabelecer “um avião cargueiro” que “afinal não existe”.

A deputada socialita açoriana adianta que “outra preocupação" sentida pelo setor agrícola, "e por outros" tem a ver com "o final" do sistema de incentivos às empresas 'Competir+' em "junho deste ano", mas "ainda não se conhece o novo modelo do programa anunciado recentemente pelo Governo Regional".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados