Açoriano Oriental
PS escolhe sábado presidente da associação de municípios
O presidente do PS/Açores, Carlos César, reúne-se sábado, em Ponta Delgada, com os 12 presidentes de câmara eleitos pelo partido no arquipélago, num encontro que deverá definir o candidato à presidência da Associação de Municípios dos Açores.
PS escolhe sábado presidente da associação de municípios

Autor: Lusa / AO online
Os socialistas conquistaram 12 dos 19 municípios do arquipélago nas eleições autárquicas de 11 de Outubro, garantindo a presidência da associação, que foi liderada até agora por Berta Cabral, a social-democrata que preside à Câmara de Ponta Delgada, já que no anterior mandato autárquico o PSD tinha a presidência de 11 autarquias açorianas.

Para suceder a Berta Cabral na presidência da Associação de Municípios dos Açores, segundo fonte partidária, os dois autarcas socialistas mais apontados são Ricardo Silva, presidente da Câmara da Ribeira Grande, em S. Miguel, e Roberto Monteiro, que preside à Câmara da Praia da Vitória, na Terceira.

Caso os socialistas optem por manter a presidência da associação de municípios em S. Miguel, o autarca da Ribeira Grande será a escolha mais óbvia, apesar de ter também que ser considerado o facto do presidente da câmara da Praia da Vitória ter sido o que mais criticou Berta Cabral, também líder do PSD/Açores, durante os quatro anos em que geriu a Associação de Municípios dos Açores.

Na eventual escolha entre estes dois autarcas poderá também pesar o resultado obtido nas eleições de 11 de Outubro, em que, apesar de terem obtido praticamente o mesmo número de votos nos seus concelhos (7.352 para Ricardo Silva e 7.304 para Roberto Monteiro), a diferença acentua-se em termos percentuais.

Ricardo Silva venceu na Ribeira Grande com 54,54 por cento dos votos, enquanto Roberto Monteiro conquistou uma vitória expressiva de 69,50 por cento na Praia da Vitória.

Nesta corrida para a presidência da associação de municípios podem ainda ter uma palavra a dizer outros autarcas, como Carlos Ávila, que conquistou ao PSD a Câmara da Povoação, ou João Ponte, que reforçou a votação dos socialistas no município da Lagoa.

A próxima reunião da Associação de Municípios dos Açores está marcada para 16 de Novembro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados