Açoriano Oriental
PS desce 5 pontos nas intenções de voto e PSD a seis pontos
O PS caiu cinco pontos percentuais nas intenções de voto no espaço de cinco meses, situando-se agora nos 41 por cento, seis pontos percentuais à frente do PSD, segundo uma sondagem publicada hoje pelo Jornal de Notícias.

Autor: Lusa/AO
O barómetro DN/TSF/Marktest, também divulgado hoje, aponta para um empate técnico entre o PS e o PSD, surgindo os socialistas com apenas mais um ponto percentual que o partido adversário, correspondendo ao pior resultado do partido do Governo, nos últimos dois anos.

    De acordo com a sondagem da Universidade Católica para o Jornal de Notícias, RTP e Antena 1, se as eleições se realizassem hoje o PS obtinha 41 por cento dos votos, menos cinco pontos percentuais do que em Maio, enquanto o PSD mantinha os 35 por cento.

    Nesta sondagem, a CDU surge como a terceira força política mais votada, com nove por cento dos votos, mais três pontos do que em Maio, seguindo-se o CDS/PP, que duplicou a votação, alcançando agora seis por cento das intenções.

    O Bloco de Esquerda desceu nas intenções de voto, de seis por cento em Maio para quatro por cento este mês.

    Quanto ao desempenho do Governo, 65 por cento dos portugueses dão nota negativa, sendo que 39 por cento dos inquiridos consideram o desempenho "mau" e 26 por cento "muito mau".

    Um por cento dos inquiridos entende a actuação do executivo como muito boa e 28 por cento como boa.

    Apesar destes resultados, 56 por cento dos portugueses considera que nenhum partido da oposição faria melhor do que o actual governo.

    O Presidente da República, Cavaco Silva, surge nesta sondagem como a figura política mais bem posicionada com 13 pontos, numa escala de 0 a 20.

    A segunda figura com melhor avaliação é novo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, com 9,9 pontos, seguindo-se o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, com 9 pontos e o primeiro-ministro, José Sócrates, com 8,9 pontos.

    A quinta figura é o líder da CDU, Jerónimo de Sousa, com 8,7 pontos, seguindo-se o líder do CDS-PP, Paulo Portas, com 7,2 pontos.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, é o membro do executivo com melhor nota (9,8 pontos), seguindo-se o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, com 9,6 pontos.

    O ministro com pior resultado é o da Saúde, Correia de Campos com 7,6 pontos, a pouca distância do ministro do Ambiente, Nunes Correia, com 7,8 pontos.

    Esta sondagem da Universidade Católica foi realizada nos dias 20 e 21 de Outubro, através de 1.312 inquéritos, e apresenta uma margem de erro de 2,7 por cento para um nível de confiança de 95 por cento.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados