Açoriano Oriental
Açores/Eleições
PS anuncia programa de conversão de contratos de trabalho a prazo para definitivos
O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou um programa de apoio à conversão de contratos de trabalho a prazo em definitivos, apontando a criação de "emprego mais seguro, menos precário e melhor remunerado" como um dos objetivos.
PS anuncia programa de conversão de contratos de trabalho a prazo para definitivos

Autor: Lusa/AO Online

 

“É por isso que na próxima legislatura queremos criar um programa de apoio à conversão de trabalhos a prazo em contratos definitivos”, afirmou Vasco Cordeiro, num jantar comício na Povoação, ilha de São Miguel, círculo eleitoral pelo qual é cabeça de lista nas eleições legislativas regionais de domingo.

Segundo o candidato, uma das principais ferramentas que o PS quer colocar em prática é o “combate à precariedade laboral” e, dessa forma, melhorar “a situação dos trabalhadores, da economia, das famílias e das empresas dos Açores”.

Vasco Cordeiro destacou, ainda, “a definição de medidas que possam qualificar cada vez mais os trabalhadores açorianos”, considerando que quanto mais qualificado for um trabalhador “melhores condições ele tem para ter um emprego mais seguro e melhor remunerado”.

Antes, Vasco Cordeiro adiantou que na atual legislatura a criação de emprego foi uma “prioridade muito clara” do executivo açoriano, notando que o Governo Regional, que lidera, colocou em prática medidas de que destacou a Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Segundo o candidato, “mais de 400 empresas foram abrangidas pelas medidas” previstas naquele documento que permitiram a criação de cerca de 4.000 postos de trabalho na região.

Referindo-se à diminuição da taxa de desemprego, de 18% no primeiro trimestre de 2014 para 11% no segundo trimestre de 2016, Vasco Cordeiro exemplificou, ainda, que o arquipélago tem o número de desempregados inscritos nos centros de emprego “mais baixo desde 2011”, além de que as ofertas de emprego aumentaram 200% “em agosto de 2016 comparativamente com agosto de 2015”.

“Tudo isto são indicadores que o PS, assumindo este compromisso da criação de emprego, mobilizou toda a sua energia e empenho para” o cumprir, declarou, admitindo que para os 11% de desempregados “estas estatísticas não lhes dizem nada”, pelo que reiterou a necessidade de reafirmar o objetivo da criação de emprego.

Sobre o concelho, o candidato reconheceu que gostava que a ligação rodoviária entre as Furnas e a Povoação já estivesse a decorrer, mas concluídos o projeto e o estudo de impacto ambiental, anunciou que estão reunidas as condições para que a obra “possa entrar em concretização no início da próxima legislatura”.

Vasco Cordeiro destacou, igualmente, a importância das potencialidades que o concelho, em especial o vale das Furnas apresenta no âmbito do turismo de bem-estar em especial.

“É por isso que na próxima legislatura queremos concretizar um plano integrado para o vale das Furnas, para valorizar os recursos hídricos daquela que é uma das maiores hidrópoles do mundo e, por essa via, rentabilizando aquele que é um recurso próprio” para se poder definir as medidas que podem ajudar na criação de riqueza e de emprego no concelho, acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados