Autor: Lusa/AO Online
André Viveiros esteve com a Associação Académica da Universidade dos Açores, tendo referido, em declarações à Lusa, que uma forma de “atrair alunos de fora da região é a possibilidade de se comparticipar rendas, de alargar os contratos de arrendamento à licenciatura”, em alternativa aos anuais.
De acordo com o candidato socialista, a direção da Associação Académica aponta que “a oferta de alojamentos para alunos vindos do exterior é pouca e as rendas são altas”, havendo que procurar uma solução com os senhorios na reabilitação de moradias destinadas aos estudantes.
O candidato à Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu, em harmonia com as preocupações manifestadas pelos estudantes, que a Universidade dos Açores “tem de ser muito mais divulgada a nível nacional”, através da participação em feiras e eventos em que as academias estão presentes, sendo que esta “tende a ter uma dimensão regional”, o que considerou “preocupante”.
André Viveiros propõe que a Semana Académica tenha um dia integrada na vida municipal que “seja impactante dentro da cidade”, através da realização do desfile no período da manhã e a concretização de um programa que envolva a comunidade.
Propõe-se também a criação de um espaço na cidade para que os estudantes venderem os seus produtos, visando o autofinanciamento.
As eleições autárquicas estão marcadas para domingo.