Açoriano Oriental
PS/Açores questiona Governo Regional sobre ampliação da pista do aeroporto da Horta

O PS/Açores questionou hoje o Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM sobre as diligências que desencadeou para a concretização da ampliação da pista do aeroporto da Horta, na ilha do Faial.

PS/Açores questiona Governo Regional sobre ampliação da pista do aeroporto da Horta

Autor: Lusa

De acordo com uma nota de imprensa do PS/Açores, os deputados socialistas eleitos pela ilha do Faial, Lúcio Rodrigues e João Castro, entregaram no parlamento regional um requerimento com várias questões ao executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, relativas ao aeroporto da Horta.

No documento, os parlamentares recordam que o Governo da República do PS “já avançou, em 2022, com 1,2 milhões de euros”, secundados por 800 mil euros do Governo Regional, para a elaboração do projeto de execução da ampliação da pista do aeroporto, questionando se a comparticipação do executivo açoriano firmada através de um contrato entre o Governo Regional e o município da Horta, há cerca de um ano, já foi paga ou não.

No requerimento, os socialistas fazem também referência às notícias sobre a intenção da empresa ANA/VINCI de construir as áreas de segurança na pista, para cumprir as normas impostas pelo regulador mundial de aviação, considerando que a situação “ainda não foi cabalmente esclarecida”.

Pois, referem os deputados do PS/Açores, a confirmar-se a construção das áreas de segurança RESA (Runway End Safety Areas) na atual zona de pista, isso “penalizaria a operação aeroportuária, comprometendo de forma inaceitável os voos diretos da Horta para o exterior, bem como todo o procedimento concursal em curso”.

Além disso, os socialistas pretendem saber se o “Governo Regional dos Açores teve em conta o facto de estar a decorrer o concurso público internacional para elaboração do projeto de execução de ampliação da pista do Aeroporto da Horta”, para o qual "já foram apresentadas sete propostas".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados