Açoriano Oriental
Ambiente
Proprietários e amigos da costa limpam litoral
Associação vai receber 10200 euros da Secretaria Regional do Ambiente para proceder à limpeza da zona costeira entre a Vila da Povoação e o Faial da Terra. Vai ainda beneficiar a rede independente de distribuição de água potável

Autor: Paula Gouveia
A Associação dos Proprietários e  Amigos da Costa (APAC) vai promover uma acção de limpeza e valorização ambiental da orla marítima da Vila da Povoação.
A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar atribuiu à associação, com sede no concelho da Povoação, um apoio financeiro de cerca de dez mil e duzentos euros para comparticipação da intervenção, justificando a delegação de competências na APAC com  o facto dos meios técnicos e humanos afectos aos serviços da secretaria regional serem insuficientes para, em tempo útil, assegurar as tarefas que a associação mais facilmente irá levar a cabo.
Segundo Vítor Campos, responsável pela Associação dos Proprietários e Amigos da Costa, é intenção da APAC intervir numa extensão de cinco quilómetros de costa , entre a Vila da Povoação e o Faial da Terra, procedendo à limpeza da zona costeira, onde, explica Vítor Campos, se acumula lixo graças à falta de civismo das pessoas.
Mas é também intenção da Associação dos Proprietários e Amigos da Costa proceder à beneficiação da rede de distribuição de água potável, independente da rede pública, que  é utilizada  há cerca de oito anos pelos moradores da zona em causa.
A água, captada na nascente do Mocão, é distribuída às residências dos proprietários (20 por cento), e à lavoura (80 por cento). Segundo Vítor Campos, a tubagem tem de ser substituída e há aspectos a melhorar no sistema de abastecimento, porque a obra, feita na altura pela mão dos próprios interessados, não ficou bem feita.
Questionado sobre quando pretendem iniciar a intervenção, Vítor Campos adiantou que depois da APAC receber as verbas irão proceder ao planeamento da limpeza e da obra, que deverá ser faseada.
Segundo os estatutos da Associação dos Proprietários e Amigos da Costa, a missão da associação é defender, preservar e conservar o património cultural, ecológico, paisagístico e etnográfico da costa; preservar e defender as condições naturais e ambientais da mesma e proteger e defender toda a orla marítima que a envolve; bem como lutar pela manutenção e melhoramento de todos os actuais acessos à orla marítima e ainda desenvolver esforços no sentido de preservar e conservar o seu casario tradicional.
A associação propõe-se também organizar e incentivar iniciativas culturais, desportivas, recreativas e sociais, no sentido de promover e dignificar aspectos que digam respeito à costa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados