Açoriano Oriental
Projeto de recuperação da bacia da Lagoa das Furnas conquista prémio
O Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, na ilha de S. Miguel, conquistou o primeiro lugar do Prémio Nacional da Paisagem 2012.
Projeto de recuperação da bacia da Lagoa das Furnas conquista prémio

Autor: Ana Carvalho Melo

O galardão é atribuído pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, através da Direção-Geral do Território.

Com a atribuição deste galardão, o Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas vai ser o representante nacional no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa 2013, cuja candidatura será entregue até 10 de dezembro.

A Região Autónoma dos Açores obteve ainda o segundo lugar deste prémio nacional, com a Paisagem do Vulcão dos Capelinhos, no Faial.

 A conquista dos dois primeiros lugares do Prémio Nacional de Paisagem 2012 significa, segundo o secretário regional dos Recursos Naturais, que “o investimento que o Governo dos Açores tem efetuado no âmbito do ordenamento, proteção, conservação e valorização do património natural é uma aposta ganha”, revela nota do GACS.

 Para Luís Viveiros, mais uma vez, a Região destaca-se a nível nacional na área do ambiente, considerando que este galardão releva ainda para a imagem turística que os Açores querem projetar no exterior.

A candidatura açoriana, intitulada “Furnas, Laboratório de Paisagem”, integra um resumo do projeto de intervenção na Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas e inclui o enquadramento da área e projeto, relata os conceitos base, a diversidade de intervenções no terreno, os subprojectos e as inúmeras parcerias que têm assegurado o sucesso de toda a intervenção de planeamento da paisagem.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa foi criado pela Convenção Europeia da Paisagem com o objetivo de distinguir a implementação de uma política ou de medidas de proteção, gestão e ordenamento da paisagem que sejam eficazes para a sustentabilidade e promovam o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil.

 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.