Açoriano Oriental
Produtos portugueses promovem-se na Europa
Produtos portugueses, como enchidos, queijos, azeite ou vinho, vão percorrer nove países europeus durante quase dois meses, numa iniciativa que pretende atrair turistas e mostrar a aplicação dos sabores nacionais a receitas locais, anunciou a organização.

Autor: Lusa/AO online

 

Pelo menos 20 cidades da Alemanha, Polónia, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha vão receber o ‘roadshow' da gastronomia portuguesa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), disse à agência Lusa o presidente desta entidade, José Borralho.

Na campanha "Portugal Love at First Bite", uma carrinha, onde foi instalada uma cozinha, vai estar na estrada a partir de segunda-feira e, pelo menos, até dia 28 de novembro, com o jovem chef João Quaresma ao volante e atrás dos fogões.

Berlim (Alemanha) é a primeira etapa desta "aventura", segundo os organizadores.

"Vamos levar os sabores portugueses, mostrando ao público europeu que há um conjunto de histórias à volta dos produtos típicos e de algumas receitas portuguesas. Vamos levar as joias do país: a alheira, os queijos, o vinho, o azeite, o arroz, os cogumelos, a fruta, o bacalhau, a doçaria e até broa de milho", descreveu José Borralho.

O objetivo é "mostrar as características destes produtos e como é que eles devem ser utilizados para retirar o melhor sabor".

Entre o público estarão líderes de opinião, cozinheiros, importadores e comunicação social, referiu, acrescentando que o ‘roadshow' tem dois objetivos principais.

"O primeiro é captar interesse das pessoas enquanto turistas para virem a Portugal e às diferentes regiões, porque temos produtos de várias regiões. O outro é mostrar que há produtos que têm bastante potencial, nomeadamente para a cultura gastronómica local", referiu o presidente da APTECE.

O lançamento da campanha decorre hoje em Lisboa, com a presença da chef Justa Nobre, enquanto "madrinha" da iniciativa.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.