Açoriano Oriental
Primeiro-ministro japonês novamente investido no cargo pelo parlamento

Fumio Kishida foi novamente investido primeiro-ministro do Japão, em sessão parlamentar especial, na sequência da vitória do Partido Liberal Democrático (PLD) nas eleições gerais de 31 de outubro.

Primeiro-ministro japonês novamente investido no cargo pelo parlamento

Autor: Lusa/AO Online

Kishida foi formalmente nomeado com 297 votos da câmara baixa (Câmara dos Representantes) do parlamento japonês (Dieta), formada depois dos resultados eleitorais do mês passado, com os quais a coligação governamental renovou a maioria.

O partido no poder ganhou 261 de 465 assentos na câmara baixa, menos 15 do que nas eleições anteriores, enquanto o parceiro de coligação, o budista Komeito, obteve 32.

Com 293 deputados, a coligação no poder revalidou o mandato e Fumio Kishida, empossado pela segunda vez no cargo, vai anunciar a composição do Governo ainda durante o dia.

Kishida deverá nomear como ministro dos Negócios Estrangeiros Yoshimasa Hayashi, que chefiou já as pastas da Educação e da Defesa, em substituição de Toshimitsu Motegi, recentemente escolhido como secretário-geral do PLD, depois de o antecessor Akira Amari ter perdido votos, de acordo com vários observadores.

Neste novo mandato, o PLD vai apoiar um "novo capitalismo", centrado no crescimento económico e na redistribuição da riqueza, tal como anunciado por Kishida.

Na área diplomática, o líder japonês, que entre 2012 e 2017 foi ministro dos Negócios Estrangeiros, disse querer apostar no reforço da cooperação com os Estados Unidos, parceiro de sempre na região.

Em pouco mais de um mês, esta é a segunda vez que Kishida é empossado no cargo, depois de ter conseguido o apoio do PLD para ocupar a presidência partidária, na sequência da renúncia do antecessor Yoshihide Suga, e de ser eleito primeiro-ministro em 04 de outubro, três semanas antes das legislativas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados