Açoriano Oriental
Venezuela
Primeiro de três aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterrou

O primeiro de três aviões de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com ajuda humanitária para a Venezuela chegou este sábado à cidade fronteiriça de Cúcuta, anunciaram as autoridades norte-americanas.

Primeiro de três aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterrou

Autor: Lusa/Ao online

O avião, que partiu da base aéra de Homestead, no sul de Miami, aterrou no aeroporto Camilo Daza às 12:20, hora local (mais quatro em Lisboa) com suplementos nutricionais para cerca de 3.500 crianças que sofrem de má nutrição e estojos de higiene para pelo menos mais 25 mil pessoas.

De acordo com fontes diplomáticas dos EUA, citadas pela agência noticiosa espanhola Efe, este será o primeiro de três aviões que deverão aterrar hoje no território, numa altura em que se acumulam toneladas de ajuda humanitária que o líder da oposição da Venezuela, autoproclamado Presidente do país, diz que fará "o que for necessário" para colocar fora do aeroporto.

"Estamos dispostos a fazer o necessário para que a ajude chegue", disse Juan Guaidó perante milhares de simpatizantes num evento em que prestou juramento para integrar uma rede de voluntários que trabalhará para distribuir os donativos.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A maioria dos países da UE, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.

Na Venezuela residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados