Açoriano Oriental
Primeiro congresso de homossexuais católicos começa hoje em Portimão
O primeiro congresso de homossexuais católicos começa esta segunda-feira em Portimão com representantes de várias associações estrangeiras, que querem promover o debate sobre a homossexualidade na Igreja Católica e criar uma organização mundial que os represente no Vaticano.

Autor: Lusa/AO Online

 

No encontro será ainda debatido e aprovado um documento, a enviar à Santa Sé, que pede à Igreja que promova o acolhimento dos homossexuais e a sua integração nas comunidades e paróquias.

Em declarações à agência Lusa, José Leote, da associação Rumos Novo - Homossexuais Católicos, que organiza o congresso, defendeu "a necessidade urgente de uma mudança de atitude por parte da hierarquia católica no sentido de que haja um verdadeiro acolhimento [dos homossexuais] ".

No documento, será ainda feita uma análise detalhada da situação atual dos homossexuais relativamente à Igreja e apresentadas "pistas" de como o objetivo da integração dos homossexuais nas paróquias pode ser alcançado.

Para José Leote, a integração “faz-se pela aceitação plena" e passa por considerar que os homossexuais "são fieis como quaisquer outros".

"É isso que pedimos à Igreja", acrescentou.

Durante o congresso deverá ainda ser constituída a Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas, uma estrutura a que já aderiram representantes de Espanha, França, Reino Unido, Itália, Polónia, Brasil, México, Peru, Argentina e Estados Unidos.

A organização resulta, segundo José Leote, da necessidade de as pessoas com orientação homossexual por todo o mundo falarem "a uma só voz na cena internacional e também no Vaticano".

O congresso realiza-se entre hoje e quarta-feira e coincide com a primeira semana da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos dedicada às questões da família, que decorre até 19 de outubro.

   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados